Li um texto que me tocou de modo especial, tanto que decidi compartilhar, já que gosto muito de filosofia. O que sei é muito menos do que o autor, na minha opinião, brilhante, na concepção do texto e por não deixar que o mesmo se torne excessivamente técnico, capaz de provocar uma reflexão que deixam portas abertas num convite repleto de sensibiliade, ao invés de trazer respostas prontas. A filosofia, aos olhos do Senso Comum, ainda carrega um peso de formalidade, algo para eruditos, uma coisa muito rebuscada.
Sabe aquela vontade de ter tido aquelas ideias e escrito o texto? Pois é, tive, confesso. Com o autor, aprendi que o famoso filósofo Sócrates, além da sua conhecida afirmação conhece-te a ti mesmo, costumava andar pela Ágora (praça principal das antigas cidades gregas) perguntando aos passantes: Você está cuidando de si?
Sócrates foi um dos grandes pensadores da Grécia Antiga e fundador do que podemos chamar de filosofia ocidental. A filosofia em Sócrates saía da contemplação da natureza característico dos pensadores anteriores (pré-socráticos). Era o homem voltando-se para si mesmo na busca da sabedoria e da prática do bem, um dos pontos centrais do pensamento de Sócrates.
Ele não estava só nesta busca de colocar a filosofia a serviço do crescimento do homem. Seus contemporâneos buscavam o mesmo objetivo mas desejando desenvolver nas pessoas um conhecimento enciclopédico com o fim de desenvolver a eloquência e conquistar posições sociais privilegiadas e não o valor e o método de investigação.
Quando a vida é conhecer a si mesmo e cuidar-se, para melhor estar no mundo com os outros. Quando a vida é ampliar a consciência às diversas zonas de experiência.
Deixo abaixo o link do texto torcendo para que ele te leve a viagens interessantes.
Filosofia e vida: os contravenenos
Regina Bomfim
Se gostar, comente e compartilhe. Grata por sua visita!
Comentários
Postar um comentário