Pular para o conteúdo principal

ASSÉDIO, ABUSO



ASSÉDIO, ABUSO

 Quando é bom pra um e ruim para o outro. O assédio - o ritual comum de aproximação entre humanos. Se ambos estão de acordo, tudo pode.

 E quando o que é bom ou ruim pode ser confuso para quem sofre. O que acontece quando a pessoa que abusa tem grande valor afetivo para quem sofre. Falar e ensinar sobre consentimento para crianças e jovens já é prepará-los para saber dizer não, assim como buscar melhorar a comunicação familiar para que a criança/jovem contem se algo estranho acontecer. Sempre. Como disse a escritora argentina Selva Almada, " a violência não ocorre só com mulheres em uma certa circunstância. Ela é fruto da maneira como os homens são criados para ser homens e como as mulheres são criadas para serem mulheres". 

Existem mulheres que foram contra a este movimento de denúncia de assédio. Algumas alegam que a mulher forte se defende sozinha e se apoiar nas "instâncias" do patriarcado para obter justiça pode, quase sempre, ser um "tiro no pé".

Recentemente lendo uma entrevista da atriz Beth Feria no site UOL, foi uma perspectiva diferente que ela trouxe e vale exercitar outros olhares. Beth foi uma das que defendeu o ator José Mayer considerado por ela um dos seus grandes amigos e parceiros de cena, disse que quando jovem e símbolo sexual de uma época, sofreu todo tipo de assédio, até mesmo uma tentativa de estupro de um namorado e que sempre soube se esquivar de diversas formas até com o clássico "chute nas partes baixas"(rs) e com golpes aprendidos em suas aulas de defesa pessoal (o que ela indica).

Outras acham que este movimento é excessivo ´por não levar em conta a visão de assédio como ato de cortejar, fazendo com que acabe limitando a aproximação natural entre os sexos.

Sem ter a pretensão de esgotar, concluir este tema complexo, as portas do debate ficam abertas e que cada um tire suas próprias conclusões. 

Curta, comente aqui no blog, compartilhe. 

Regina Bomfim




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO FINAL?

COMEÇAR DE NOVO

COMEÇAR DE NOVO...

Um novo amor, se dar um tempo para organizar a alma antes de procurar alguém, começar de novo a luta por um sonho que fracassou, começar de novo a aprender algo novo, começar de novo mais segura (o) de si para experimentar e criar mais no mundo. Começar de novo sempre que a Vida, soberana Vida convidar...

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UM TEXTO FORTE

Quando o médico na sala de parto diz: é menina! Naquele instante se inicia todo um processo complexo do que é biológico, psicológico e socialmente do que é SER MULHER. Inegáveis conquistas obtivemos, mas é para pensar que além das disparidades salariais ainda presentes, a mulher também ainda é julgada pelo modo como se veste e se tem uma sexualidade mais livre. Para o homem ter muitas mulheres é ser "pegador, espada"; todos os palavrões, de alguma forma, colocam como inferior aquele "que recebe" o sexo do homem, condição original da mulher, como se isso fosse uma humilhação; o homem de cabelo grisalho é vinho - "quanto mais velho, melhor". O envelhecer na mulher ainda é algo que deve ser escondido, o corpo que precisa ser perfeito...

Que todas as mulheres tenham a liberdade de forjarem a si mesmas e não por seus pais ou seus homens. Feliz Dia Internacional da Mulher!! Por um dia em que não haja necessidade de comemorar o dia da mulher.
Regina Bomfim___…