Pular para o conteúdo principal

O ENVELHECER




Dia desses, caminhando na rua, uma senhora passou por mim. Parecia que pensava alto ao dizer enquanto descia  alguns degraus:
- Aproveitem a juventude porque a velhice é horrível.

Segui meu caminho com as palavras dela ecoando dentro de mim, porque sua fala me fez pensar em como estou percorrendo este caminho. Há diversos modos de se relacionar com a passagem do tempo e aqui não vai nenhum julgamento, tampouco ditar o que é certo ou errado neste caso.

Porque saber sobre o que é certo ou errado de algo, em muito pouco ou quase nada altera o sentimento que se tem, fruto de um conjunto de experiências que nos fizeram ser quem somos e as decisões tomadas. As pessoas só mudam quando algo dentro delas faz um novo sentido.

Falar de envelhecimento - Terceira, Quarta idade, não é tratar desta fase da vida apenas com os seus aspectos culturais, biológicos. psicológicos e outras dimensões como algo distante, mas compreender que ao nascer, a "ampulheta do Tempo" já começa a agir.

Cada um de nós a cada dia se aproxima do envelhecimento e da morte e isto envolve pensar em como se deseja encarar esta etapa sob a perspectiva de que ela está se construindo no aqui e agora de nossos dias.

E nisso me vem à mente a fala da mulher na rua. O que a levou pensar assim? Como foi sua vida? Não saberemos, mas podemos saber o que isso significa para nós, se este assunto merece nossa atenção. Ou não.

Como dissemos, há diversos modos de viver o envelhecer. Há pessoas que mesmo idosas preenchem suas vidas de novos propósitos querendo aprender e celebrar a vida, porque o envelhecimento pode também significar um momento para cuidar de si mesmo após o cumprimento das tarefas sociais. O crescimento pessoal pode ser um anseio em qualquer fase da vida.

Falar de envelhecimento é também falar da morte. A morte, na verdade pode acontecer a qualquer momento. Saber-se mortal pode ser algo capaz de produzir novos significados à nossa existência. Porque é tudo, ao mesmo tempo e agora.

Regina Bomfim

Curta, comente no blog e compartilhe. Segue o link da letra
Lema - Nei Matograsso (Compositor:Carlos Rennó E Lokua Kanza)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...