Pular para o conteúdo principal

REDES SOCIAIS


REDES SOCIAIS

Sabe aquelas redes que entramos? As redes que cremos que vai nos fornecer amor, aprovação e segurança irrestrita? São redes que se diz "sim" quando se quer dizer "não" (pra agradar, ser legal...), redes que faz para mostrar eficiência, redes que começam inofensivas, mas causam culpa e sobrecarga no fim. Envolvem relações de amizade, familiares, afetivas, de trabalho. Reais e virtuais... Todas.


Mais do que apontar culpados, é ver que toda relação é uma espécie de "reação química" onde os elementos envolvidos ao se juntarem desencadeiam uma ocorrência, mas na ausência de um elemento, a "reação" não se estabelece.
Olhar a parte que cabe a si mesmo na manutenção desta reação/relação, seu ônus e bônus, é ampliar a visão, pois a visão se amplia sempre quando se permite olhar para dentro para poder perceber se os ganhos são reais e as perdas estão na condição suportável e não representam a anulação pessoal. É se cuidar para poder cuidar do outro.

Regina Bomfim


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...