Pular para o conteúdo principal

ESTRESSE







ESTRESSE

Estresse...

Quando chega sexta-feira é libertação, mas quando chaga  domingo, assim que acaba o Faustão, já fica uma tristeza, uma angústia, podendo acontecer até ataques de ansiedade, um mal estar secreto ou não, afetando o sono ou dando um sono enorme, que se estende na segunda-feira, horas antes de ir para o trabalho. Chegando no trabalho, as primeiras situações mostrando que será mais um dia daqueles. Estresse.

Brigas de família, dificuldade de diálogo, relações tóxicas no casamento, namoro, excesso de tarefas no estudo, semana de provas, violência, abalos financeiros... Esta "toxidade" nas relações ou pelo excesso de tarefas, daquele que deve segurar tudo, dar conta de tudo, ser o equilíbrio emocional de todos, ser "o perfeito". O que vive para socorrer a todos, o que se envolve em muitas atividades. Estresse?

É bom dizer que as atividades que nos estimulam ao crescimento como trabalhar para alcançar um objetivo desejado, nos dão prazer, produzem um certo grau de estresse que é positivo.

A definição do termo estresse contida no dicionário Aurélio pode ser o ponto de partida para explorarmos este assunto de forma não técnica relacionada ao corpo físico como é comum, no sentido da bioquímica do cérebro, embora o corpo sempre acaba participando, muitas vezes como o ápice de um momento que ultrapassou a capacidade do indivíduo suportar.


Estresse (do ingl - stress) s.m Conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecções e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase; estricção.

De modo geral a dimensão psíquica do estresse tem pouca importância, embora seja levado em conta nos diagnósticos quando nada foi encontrado no corpo e como nada foi encontrado no corpo, em geral "fica por isso mesmo". É o que menos o indivíduo se empenha em investigar, embora isso já esteja mudando, o estresse em si mesmo ainda é minimizado como sintoma, mesmo sendo boa parte das vezes "o gatilho" que aciona o desequilíbrio orgânico.

Vivemos tempos "estressantes", é fato. Não é a finalidade deste texto dar soluções para a vida de cada um que vê como muito legítima as suas escolhas - é muito mais do que dizer para com isso, faz isso... O mais importante é o indivíduo se permitir a esta reflexão percebendo o que é positivo ou não.

Cuide-se. Se precisar de ajuda procure.

Regina Bomfim









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?