Pular para o conteúdo principal

SENSAÇÕES, SENTIMENTOS: "SER CIRÚRGICO"

SENSAÇÕES, SENTIMENTOS: "SER CIRÚRGICO"

É uma arte o ato do cirurgião que  localiza de modo exato o ponto onde é preciso ser realizado o procedimento. Esta arte está no nós.

Somos bombardeados por sensações/sentimentos que são produzidas pelas experiências que vivemos a todo instante.. Sentimentos passados que se misturam com experiências no presente e outras formas de sensações/sentimentos que nos chegam por alguém que se aproxima, uma pessoa que conhecemos ou acabamos de conhecer etc. Muitas vezes isso acontece como se estivéssemos sendo tragados por um furacão.

Há em nós uma capacidade imensa de criar coisas extraordinárias, basta ver o grau de conhecimento que a humanidade conquistou, mas ainda somos estrangeiros dentro do nosso mundo interno. E isso se dá por tantos motivos,  mais suponho que o principal deles é que a emoção é algo visto ainda como secundário. Porque não dizer também apavorante... Saúde e doença mental ainda é um "palavrão" daqueles "bem cabeludos".

E existe uma inteligência emocional, existem as competências emocionais que estão atualmente assumindo uma importância grande nos processos seletivos onde os saberes técnicos apenas eram os principais requisitos. A tolerância com o "gênio intratável" está sendo posta em questão cada vez mais. O autoconhecimento não ajuda somente a quem o realiza, mas para as pessoas que convivem com a gente nas mais diversas situações.

É uma arte que envolve treino como o treino do cirurgião. Estar disposto a efetuar este treino é considerar que falar de mente e corpo é falar da mesma coisa. Vale sempre dizer que ter tido uma vida ruim não condena ninguém à infelicidade.

Cuide-se. Se precisar de ajuda, procure.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO FINAL?

COMEÇAR DE NOVO

COMEÇAR DE NOVO...

Um novo amor, se dar um tempo para organizar a alma antes de procurar alguém, começar de novo a luta por um sonho que fracassou, começar de novo a aprender algo novo, começar de novo mais segura (o) de si para experimentar e criar mais no mundo. Começar de novo sempre que a Vida, soberana Vida convidar...

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UM TEXTO FORTE

Quando o médico na sala de parto diz: é menina! Naquele instante se inicia todo um processo complexo do que é biológico, psicológico e socialmente do que é SER MULHER. Inegáveis conquistas obtivemos, mas é para pensar que além das disparidades salariais ainda presentes, a mulher também ainda é julgada pelo modo como se veste e se tem uma sexualidade mais livre. Para o homem ter muitas mulheres é ser "pegador, espada"; todos os palavrões, de alguma forma, colocam como inferior aquele "que recebe" o sexo do homem, condição original da mulher, como se isso fosse uma humilhação; o homem de cabelo grisalho é vinho - "quanto mais velho, melhor". O envelhecer na mulher ainda é algo que deve ser escondido, o corpo que precisa ser perfeito...

Que todas as mulheres tenham a liberdade de forjarem a si mesmas e não por seus pais ou seus homens. Feliz Dia Internacional da Mulher!! Por um dia em que não haja necessidade de comemorar o dia da mulher.
Regina Bomfim___…