Pular para o conteúdo principal

SENSAÇÕES, SENTIMENTOS: "SER CIRÚRGICO"

SENSAÇÕES, SENTIMENTOS: "SER CIRÚRGICO"

É uma arte o ato do cirurgião que  localiza de modo exato o ponto onde é preciso ser realizado o procedimento. Esta arte está no nós.

Somos bombardeados por sensações/sentimentos que são produzidas pelas experiências que vivemos a todo instante.. Sentimentos passados que se misturam com experiências no presente e outras formas de sensações/sentimentos que nos chegam por alguém que se aproxima, uma pessoa que conhecemos ou acabamos de conhecer etc. Muitas vezes isso acontece como se estivéssemos sendo tragados por um furacão.

Há em nós uma capacidade imensa de criar coisas extraordinárias, basta ver o grau de conhecimento que a humanidade conquistou, mas ainda somos estrangeiros dentro do nosso mundo interno. E isso se dá por tantos motivos,  mais suponho que o principal deles é que a emoção é algo visto ainda como secundário. Porque não dizer também apavorante... Saúde e doença mental ainda é um "palavrão" daqueles "bem cabeludos".

E existe uma inteligência emocional, existem as competências emocionais que estão atualmente assumindo uma importância grande nos processos seletivos onde os saberes técnicos apenas eram os principais requisitos. A tolerância com o "gênio intratável" está sendo posta em questão cada vez mais. O autoconhecimento não ajuda somente a quem o realiza, mas para as pessoas que convivem com a gente nas mais diversas situações.

É uma arte que envolve treino como o treino do cirurgião. Estar disposto a efetuar este treino é considerar que falar de mente e corpo é falar da mesma coisa. Vale sempre dizer que ter tido uma vida ruim não condena ninguém à infelicidade.

Cuide-se. Se precisar de ajuda, procure.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?