Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA FLAVIO RICHIERI

ENTREVISTA FLAVIO RICHIERI



'Brasil restrito a visionários'


Aprender a usar as ferramentas tecnológicas é fácil. Difícil é juntar lé com cré: ou seja, associá-las a benefícios possíveis e criar soluções gerenciais. Tal a maior dificuldade do gestor de hoje, diz Flávio Richieri, professor da ESPM e sócio-diretor da GTS Brasil. Como contornar a deficiência? Desenvolvendo visão estratégica e conhecimento multidiscipinar.


O GLOBO: Que novos dispositivos tecnólogicos estão sendo usados lá fora para tornar a gestão mais eficiente?

Flávio Richieri: Dividimos as ferramentas de tecnologia da informação em três grandes grupos: 1) O primeiro visa a fazer automatização e gestão mais efetivas. Assim, se, por exemplo, você treina um funcionário para usar determinado programa, você pode mudar a plataforma tecnológica 500 vezes que ele não vai notar e trabalhar sem perder a eficiência. 2) O outro grupo refere-se à logística: antes, o foco estava centrado nos transportes. Agora está voltado para o planejamento e vendas. 3) O terceiro grupo de gestão do desempenho, permite identificar quais produtos ou pontos de venda estão dando pouco ou nenhum retorno. Trata-se de ganhos de volume, sendo que as ferramentas nos permitem associar diferentes processos: numa fusão, por exemplo, pode usar as plataformas das duas empresas envolvidas.


No Brasil, em que estágio estamos?
Richieiri: No Brasil, o uso dessas tecnologias está restrito a empresas visionárias, muito grandes ou de fora. Essas ferramentas, que são fundamentais para empreendedores que precisam se desenvolver, sobreviver, são pouco exploradas.
A causa estaria no custo? Os sistemas são considerados caros demais?
Richieri: Estes gastos têm de ser vistos como retorno de investimento. Além disso existem várias ferramentas com níveis de custos diferentes. A empresa tem que saber qual qual é o seu objetivo e as alternativas mais adequadas à realidade dela. Pode-se optar por usar Excel aliado a um programa simples de software. Ou pode-se optar por sistemas de US$ 1 milhão, US$ 2 milhões.
Que tipos de dificulddes são mais comuns entre profissionais?
Richieri: Uma dificuldade está na compreensão do que a tecnologia pode trazer. A execução é tranquila.
Mas fora da questão técnica, há dificuldades para associar ferramentas a novas idéias, não há? como corrigir isso?
Richieri: É verdade. Essa tembém é uma dificuldade: não saber como potencializar, como ir adiante, mesmo tendo a tecnologia nas mãos... A concepção/desenho das soluções exige além do conhecimento da tecnologia em questão, visão estratégica e conhecimento multidisciplinar por parte dos gestores. É preciso investir nesse perfil.
Fonte: Jornal O Globo caderno Boa Chance - pág 8. Data: 12 de julho de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...