"A ideia não é ser uma caixa de reclamações, mas sim de soluções". A frase do economista Otávio Sampaio, sócio do Riopro Informática, resume bem o que é o Zest. Lançado em dezembro do ano passado, o site (zest.com.br) é uma ferramenta para captar idéias de funcionários ou clientes de empresas, auxiliando-as a criar uma cultura inovadora.
A iniciativa surgiu de um estudo sobre como a inovação vem evoluindo fora do país. Sampaio descobriu ferramentas com propostas similares no exterior, mas nada parecido no Brasil. A proposta é que, em poucos cliques, as companhias passem a contar com um fórum integrativo onde qualquer pessoa pode entrar para sugerir e votar em ideias, criando um ambiente colaborativo.
Para um empresa fazer parte desta rede, basta se cadastrar. Há opções de planos gratuitos e pagos com preços que variam de R$ 260 A r$ 1.220 mensais, dependendo da capacidade de usuários e da variedade de benefícios oferecidos, como fornecimento de relatórios e estatísticas de uso.
- O Zest já está sendo usado por 20 empresas. A expectativa é que até o final do ano o serviço atinja mais 50 - afirma Sampaio.
Fonte: JORNAL O GLOBO Caderno Boa Chance - Seção Click! PAG 8 dia 27/09/2009