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Segundo Alice Ferruccio, diretora de conteúdo da ABRH-RJ, a maioria das definições sobre Motivação foca nos fatores externos que "são vernizes que descascam e perdem brilho rapidamente, além disso não conseguem mobilizar a pessoa para a sua verdadeira motivação".
Ele acredita que a melhor maneira de despertar a motivação das pessoas é ajudar o líder a se autoconhecer e aceitar que tem imperfeições. Assim ele estará mais apto a preparar seus liderados para que eles possam "caminhar em direção ao desenvolvimento intelectual e psicológico".
"Pense grande e faça pequeno"
Para Eduardo Saggioro um grande passo rumo à motivação de equipes segue a linha do "pense grande e faça pequeno", ou seja, o líder deve mostrar à equipe como suas atividades no dia a dia, mesmo que operacionais e repetitivas contribuem para que se alcance um objetivo maior. "Por isso, ele deve conhecer muito bem cada pessoa, ouvi-las a todo o momento e, quanto maior a senioridade dessa pessoa, interferir menos em suas atividades, focando em alinhar as frentes de trabalho à visão da organização.
"Confio mais em vocês do que vocês em vocês"
Coach é um caminho, mas criar desafios é a chave para muitos sucessos. Flávio Guimarães diz que gosta de estabelecer metas e desafios para motivar. Mas para o valor da motivação ser duradouro, deve haver uma comunicação clara e transparente, sem rodeios e com extrema proximidade. "O líder não é apenas aquele que abre a porta da sua sala, mas o que sai da sala, transita pela empresa e disponibiliza seu tempo para as suas pessoas", esclarece ele, ao reforçar o valor de se compartilhar questões profissionais e pessoais.
Flávio diz que não aprecia os modismos de "líder disso ou daquilo outro". O importante, segundo ele, é aquele que está à frente passar aos demais a sua experiência e se colocar disponível ao desbravar novos segmentos do negócio. "Costumo dizer aos meus colaboradores: confio mais em vocês do que vocês a vocês mesmos" conta. Quando Flávio demonstra este sentimento, seus líderes atuam, nas palavras deles "com mais confiança por ter a percepção clara de que podem ir em frente".
Fonte: Jornal O GLOBO - Caderno Boa Chance 10/07/2011 p.2
Hoje, para se reconhecer um bom líder, deve-se observar a sua capacidade de formar novos líderes na corporação.
ResponderExcluirBlessings,
Ânima Coaching.
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Concordo. Essa é uma atitude de empresas abertas à experimentações, não tão centralizadoras, o que ainda não é muito comum.
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