Pular para o conteúdo principal

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA




MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA

fonte imagem:dignow.org.br


Os desafios das organizações envolvem, de forma intensa, a capacidade de seus líderes em engajar pessoas, de forma que elas trabalhem com felicidade e qualidade. Eduardo Saggioro, sócio-diretor da Visagio Engenharia de Gestão e Flávio Guimarães, sócio-diretor da Radix Engenharia e Software. Radix e Visagio são empresas  de referência com relação ao ambiente de trabalho e que tem obtido crescimento devido ao seu estilo de gestão.
   

Segundo Alice Ferruccio, diretora de conteúdo da ABRH-RJ, a maioria das definições sobre Motivação foca nos fatores externos  que "são vernizes que descascam e perdem brilho rapidamente, além disso não conseguem mobilizar a pessoa para a sua verdadeira motivação".
   
Ele acredita que a melhor maneira de despertar a motivação das pessoas é ajudar o líder a se autoconhecer e aceitar que tem imperfeições. Assim ele estará mais apto a preparar seus liderados para que eles possam "caminhar em direção ao desenvolvimento intelectual e psicológico".

"Pense grande e faça pequeno"
Para Eduardo Saggioro um grande passo rumo à motivação de equipes segue a linha do "pense grande e faça pequeno", ou seja, o líder deve mostrar à equipe como suas atividades no dia a dia, mesmo que operacionais e repetitivas contribuem para que se alcance um objetivo maior. "Por isso, ele deve conhecer muito bem cada pessoa, ouvi-las a todo o momento e, quanto maior a senioridade dessa pessoa, interferir menos em suas atividades, focando em alinhar as frentes de trabalho à visão da organização.

"Confio mais em vocês do que vocês em vocês"
Coach é um caminho, mas criar desafios é a chave para muitos sucessos. Flávio Guimarães diz que gosta de estabelecer metas e desafios para motivar. Mas para o valor da motivação ser duradouro, deve haver uma comunicação clara e transparente, sem rodeios e com extrema proximidade. "O líder não é apenas aquele que abre a porta da sua sala, mas o que sai da sala, transita pela empresa e disponibiliza seu tempo para as suas pessoas", esclarece ele, ao reforçar o valor de se compartilhar questões profissionais e pessoais.

Flávio diz que não aprecia os modismos de "líder disso ou daquilo outro". O importante, segundo ele, é aquele que está à frente passar aos demais a sua  experiência e se colocar disponível ao desbravar novos segmentos do negócio. "Costumo dizer aos meus colaboradores: confio mais em vocês do que vocês a vocês mesmos" conta. Quando Flávio demonstra este sentimento, seus líderes atuam, nas palavras deles "com mais confiança por ter a percepção clara de que podem ir em frente".


Fonte: Jornal O GLOBO - Caderno Boa Chance 10/07/2011 p.2

Comentários

  1. Hoje, para se reconhecer um bom líder, deve-se observar a sua capacidade de formar novos líderes na corporação.
    Blessings,
    Ânima Coaching.

    Acesse: www.animacoaching.pg.com.br ou http://animacoaching.pg.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Essa é uma atitude de empresas abertas à experimentações, não tão centralizadoras, o que ainda não é muito comum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...