Pular para o conteúdo principal

A BUSCA DE UMA FÓRMULA

A BUSCA DE UMA FÓRMULA

Regina Bomfim

É no mínimo questionável se pensar numa fórmula para viver. É, mas estamos no mundo, vivemos em sociedade e desde a sua criação, foram elaboradas regras para facilitar as nossas relações, isto faz parte do jogo.Todavia,  estas regras, com a evolução do que representa viver em sociedade, foram se tornando complexas porque passaram a ter múltiplas interpretações de acordo com o interesse de alguns.

Nestes tempos festivos, o convite à reflexão sobre as experiências vividas no ano que termina (ou apenas porque decidir prestar atenção ao sentir), faz lembrar dos homens que foram importantes para a humanidade, não tanto pelo que inventaram, mas pela atenção que deram a busca da emancipação do Homem. É o Homem com letra maiúscula, ou seja, o homem que está no mundo, cria, mas que também pensa sobre o seu real destino. Homens (e Mulheres) que dedicaram suas vidas a ser um exemplo positivo para a Humanidade como Mahatma Ghandi, Sócrates, o filósofo grego e Jesus de Nazaré, entre tantos outros famosos ou anônimos.

Estes homens colocaram em suas próprias vidas aquilo que pregaram e tiveram uma conduta no mundo em que a simplicidade prevaleceu. Podemos ser contra ou a favor ao que eles pregaram, mas não podemos negar que foram íntegros e buscaram fazer o melhor para o bem deste mundo sendo fiéis ao que acreditaram. O que sempre me chamou a atenção neles, foi o quanto eram convictos no que pregavam e não pretendiam mudar ninguém à força. Apenas jogavam suas sementes e seguiam, deixando que florescessem no tempo que tivessem que florescer e a sua despretensão fez com que conquistassem sobretudo a perenidade de suas idéias entre nós apesar de não mais existirem. Isto é para poucos.

Estes homens falaram cada um a seu modo, para que o indivíduo buscasse vencer a si mesmo para deste modo serem um elemento positivo no mundo.

Quero pois,  saudar a estes homens convictos do que pregavam, incompreendidos ainda em seus discursos, mas que continuam vivos através de suas idéias. Que a  persistência lúcida que eles tiveram, nos inspire a seguir adiante cada vez mais serenos e convictos do que somos porque o mais importante é que cada um encontre a sua própria fórmula, que se permita a essa procura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?