Pular para o conteúdo principal

A MAIORIA DOS LÍDERES JÁ NASCE LÍDER, DIZ PESQUISA

A MAIORIA DOS LÍDERES JÁ NASCE LÍDER, DIZ PESQUISA

Levantamento mostra que CEOs têm características que não são apresentadas pela média dos trabalhadores

Não é qualquer trabalhador que nasce com as características necessárias para ocupar cargos executivos e presidência de empresas, segundo a Arquitetura Humana, organização especializada em em gerenciamento estratégico humano. Ao longo de 17 anos, a consultoria pesquisou e analisou o perfil de 207 presidentes de companhias das áreas de indústria, comércio e serviços, além de órgãos de governo. O trabalho comparou o perfil desse pessoal com o da média dos trabalhadores. A principal descoberta é que líderes costumam nascer com as características essenciais ao exercício da liderança.
- Desenvolvê-las é possível, mas o preço que se paga por isso vai ser mais alto, com maiores chances de ser estressado ou ficar doente - afirma Elamno Nigri, presidente da Arquitetura Humana.

 
E o estudo revelou que 89% dos executivos têm senso de urgência, enquanto essa característica está presente em apenas em apenas 50,3% da população. Além disso, 85% dos líderes empresariais assumem riscos, ao passo que somente 28,6% das pessoas costumam fazê-lo.
- Muitos presidentes e CEOs costumam nos perguntar se têm o perfil para ocupar a cadeira mais alta de uma companhia. A partir dessa indagação, decidimos fazer uma pesquisa para levantar o DNA dessas pessoas - diz Nigri.
 
A questão da informalidade foi a que mais surpreendeu o presidente da Arquitetura Humana afinal, 60,8% dos executivos são informais, enquanto 39% do resto da população possui essa característica.
- A tendência seria achar que presidentes e CEOs têm um nível mais alto de formalidade. Porém a pesquisa mostra que os tomadores de decisãonprecisam ser informais, final, a procrastinação na hora de decidir pode resultar na perda de oportunidades - ressalta Nigri.
O nível de extroversão também foi outro item que não era previsto, de acordo com o presidente da Arquiteruta Humana: 60,8% dos executivos são pessos extrovertidas. Já na população, essa característica se faz presente entre apenas 39%
- Esse aspecto também está relacionado à questão da informalidade. A extroversão ajuda no processo decisório e no tratamento com as pessoas, o que ocupa bastante tempo dos executivos - explica Nigri.
 
O que não difere tanto entre presidentes e trabalhadores é o fôlego para trabalhar: 91% dos líderes possuem esse gás, contra 81% da população, Nigri chama a atenção para essa pequena discrepância. Segundo ele, um líder que tem baixo nível de energia também correm mais riscos de ter problemas em sua liderança.
- É fundamental manter um nível sempre alto de enrgia em funções que exigem atenção e concentração. Por isso que 91% dos executivos têm grande fôlego para trabalhar - diz Nigri, acrescentando que não é à toa que muitos presidentes são Workaholic, passam muitas horas no escritório, viajam muito e ficam sem férias quando necessário - Essa disposição é necessária.
 
Mas quem não tem essas qualidades de forma inata não pode assumir os cargos mais altos dentro de uma companhia? Segundo Nigri, podem sim, mas possivelmente essas pessoas sofrem com as consequências disso:
- Quem força a sua natureza pode acabar gerando um série de doenças decorrentes do estresse. Quem precisa forçar o corpo e a mente para agir de determinada forma pode gerar efeitos sobre eles. Ao contrário de quem tem essas características naturalmente, que não precisa fazer esforço.
 
Nigri diz, por exemplo, que por isso, muitas vezes, questões de sucessão em empresas familiares saem complicadas; não é raro alguém ser promovido a preseidente ou CEO mesmo sem ter o perfil requisitado.
- As empresas precisam ser mais estrategistas nesse momento e deifnir quais são as características necessárias ao líder em função do tipo de negócio. E é sempre importante um executivo que gaste 80% de seu tempo com gente e que entenda de pessoas.


ANOTE:
Gente
Executivos devem gastar seu tempo com pessoas e entender de gente.
______________
Energia
Fôlego e disposição para trabalhar característica: característica fundamental.
_____________
Informal
Informalidade e extroversão ajudam a facilitar a tomada de decisões.

Para ver mais:
Fonte: Boa chance (21/10)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def