Pular para o conteúdo principal

A ARTE LIBERTA


A ARTE LIBERTA

Hamilton Vaz Pereira

Fonte: Revista O Globo


Brasil vive um bom momento, os indicadores sociais e econômicos o atestam, apesar das encrencas insolúveis. Vivi a juventude na ditadura militar e o começo da vida adulta na era Collor, épocas em que o Estado não tolerou a imaginação e o pensamento e resolveu acabar com a raça de artistas, cientistas e filósofos. Nesse domingo, pensando nos filhos e netos daquela geração, parece que a vida brasileira melhorou em diversos aspectos. Vamos aproveitar a chance de fazer daqui um bom lugar para viver? Ou depois da Copa e das Olimpíadas vamos descobrir que os fundamentos da nossa economía não eram fortes e os últimos anos não foram tão melhores?

Você, na praia dominical, diante de um churrasco memorável ou fazendo sexo veraneio, concorda que crescimento econômico não é qualidade de vida e que lucro não é ápice da existência? Pois, então, somos uma megaeconomia, convivemos com uma concentração de renda tipo Serra Leona e uma tragédia social imensa. É assim. Para ser de outra maneira, precisamos de diversos saberes e trabalhar muito. Não se produz bem-estar sem arte, ciência e filosofia. O mundo precisa de gente capaz de avaliar o velho problema e praticar a nova solução. Tratar a arte como supérflua não cola. em épocas sombrias, repiramos Chico, bebemos Glauber, devoramos Cacilda. Fala Mangueira!

A imaginação e o pensamento crítico, entre outros benefícios, fortalecem a capacidade de se colocar no lugar do outro e de dialogar com o diferente. Isso é bom porque o mundo está cheio de intolerância, incapaz de suportar o que não é semelhante. A arte prepara para viver a diferença. Desde os antigos festivais gregos, o teatro estimula o cidadão para além do mundo civilizado e da vida medíocre. O espectador descobre o assunto da cena observando pontos de vista de diversos personagens. E tudo com a grande vantagem: ninguém mata ou morre de verdade. Não é o máximo?

Agora que o mundo presta atenção nesta província e a Copa e as Olimpíadas se aproximam, é legal que o carioca exercite seu dom da hospitalidade apresentando aos brasileiros e estrangeiros de todas as partes espetáculos que afirmam diversas maneiras de estar na vida. Há bons motivos para ir ao balé, ao cinema, às artes plásticas; são atividades que enriquece a pessoa, são tônicos para a sociedade, favorecem os negócios da cidade. Mas o público tem que chegar junto, e os responsáveis precisam reabrir nossos teatros com segurança e rapidez.

Que tal agora escolher o que você vai assistir hoje? Chama o amigo para ver "Oréstia", convida a gata para assistir a "O desaparecimento do elefante", leva a sogra pra ver "Esta criança". Sairam de cartaz? Mas, já? Força para que voltem. O palco estimula o cara a não seguir a manada de búfalos. Se você não é um pernóstico da existência, uma dorminhoca com coisas mais importantes para fazer, vai gostar de estar na platéia.

Neste verão, verdadeiros antídotos contra contra a mediocridade, estão nos palcos. entre vários, "Jacinta". O teatro que tem Andréa Beltrão e Aderbal Freire Filho em atividade merece amor e mais amor. Viva o Walmor Chagas e Mané Garrincha. Uma oração para Santa Maria. E bom domingo a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...