Pular para o conteúdo principal

NAS ENTRELINHAS DA VIDA



Para mim sempre é bom ter na vida alguns momentos de contato com alguma manifestação de arte. Isso me inspira como ser humano, pois é mais uma oportunidade de exercitar a sensibilidade. A música sempre foi a arte que sempre me disse mais alto. Gosto de cantar e ouvir cada detalhe do arranjo, o lugar de cada instrumento.

NAS ENTRELINHAS DA VIDA


Na semana passada, fui a um show com um grupo de pessoas que conhecia mais de perto só uma. Éramos seis pessoas e na hora de escolhermos o lugar, sentei-me perto de uma das pessoas que não conhecia. Foi uma conversa saborosa (como é bom conversar!). Tem conversas que fluem de modo tão agradável! (falo de algo conhecido por todos. Não estou publicando nada confidencial). Ela contou sobre um neto cadeirante que cuida e a tem ensinado tanto, as dificuldades enfrentadas por uma doença degenerativa, do quanto o primeiro contato com este problema foi algo que desestabilizou a família.

Com o tempo, todos acabaram percebendo que era necessário aceitar para dar ao jovem o melhor. Ele faz faculdade e a despeito de sua situação, procura levar uma vida bastante perto do normal, pois tem uma vitalidade que aceita bem tudo que vive. Ele acabou sendo um elo de amor naquela família que precisou aprender a lidar com esta questão..

O que me fez pensar em escrever este texto é não para ser um texto falando de "superação", mas de uma frase dita por mim no meio da conversa que me fez parar e pensar. Eu disse a ela: a vida pode ser uma experiência maravilhosa se nos dispusermos a ler nas suas "entrelinhas".

Sim, a vida pode ser mais rica quando nos dispomos a ler nas suas entrelinhas. O que chamamos de entrelinhas? As entrelinhas são a morte de um ente querido, as entrelinhas são os problemas financeiros, as incompreensões, um amor que se foi, um amigo infiel, uma doença... Estas entrelinhas costumam deixar os nossos olhos rasos d´água, o que dificulta por um tempo nossa visão. Tudo bem, nada de errado com isso.

Muitas vezes o que ocorre é o não querer olhar para dentro," ler" o material que vem sendo escrito, acertar a pontuação, usar palavras sinônimas, para que não se use a mesma palavra...

Há uma história que se escreve em tudo, todo tempo. Sabe a frase de Jesus, "olhos de ver, ouvidos de ouvir"? É esse árduo exercício de sair da superfície; da alegria que inebria, da dor que constrange porque não vale só "escrever", atuar o tempo todo, mas importa ler. O que você tem escrito no livro da sua vida? Há espaço para a leitura daquilo que é escrito?

Regina Bomfim

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def