JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

O TEMPO DA HUMANIDADE: NOSSOS DIAS, UMA VISÃO



Resultado de imagem para festa



Não nos iludamos. Há ainda muitos oprimidos agonizando em silêncio, apesar de gargalharem freneticamente nas festas sem fim. Assim como nos corpos e nas vidas que consideramos como "perfeitas".

Nem sempre os farrapos físicos definem os oprimidos. Como disse o educador Paulo Freire, há opressores nos oprimidos e oprimidos nos opressores.

De modo algum observar no cotidiano este fato significa desacreditar que o Homem pode dar novos rumos à Humanidade. O gérmen desta mudança é um gesto de construção íntima. E menos por via das leis ou qualquer outro agente externo.

A força das coisas nos fará aprender cedo ou tarde. E vai ser lindo. Assim como é lindo testemunhar o momento em que o indivíduo em terapia começa a alcançar a compreensão de si mesmo. É como é lindo...

Regina Bomfim
Psicóloga Clínica
(21) 99489-2311/98186-1952
bomfimregina2@gmail.com
facebook.com/psicologiaemfoco1
twitter: @reginabomfim2

Comentários