JANEIRO BRANCO: MÊS DA SAÚDE MENTAL, SAÚDE MENTAL SEMPRE

Recebi este GIF via Whatsapp, espero que funcione na sua mídia
Falar de saúde mental é compreender que esta é, sem medo de ser audaciosa em minha posição, o território, o recurso natural, a tecnologia mais valiosa da existência que cabe ao ser humano explorar. Como ainda somos estrangeiros dentro de nós mesmos, apesar dos  importantes avanços que somos capazes de criar. 

As perspectivas de crescimento dos transtornos mentais e seus inegáveis danos à saúde e à produtividade por cada vez mais incapacitarem ao trabalho e ao desfrutar da vida, torna-se cada vez mais algo que não mais pode ser ignorado, daí a iniciativa de transformar o mês de Janeiro no mês da Saúde Mental -  JANEIRO BRANCO.

Em muitas ocasiões o PSICOLOGIA EM FOCO falou sobre o quanto se tornou insustentável manter a separação corpo e alma - O penso, logo existo de Descartes, somado a todos os pensadores que forjaram a estrutura e o funcionamento do Ocidente, tem se mostrado ineficaz ao longo dos anos para dar conta da comp…

O QUE NÓS JÁ TEMOS: A FELICIDADE PODE SER GRÁTIS

Resultado de imagem para rio de janeiro brazil



É muito justo desejar o melhor para si, ter mais conforto, comprar o que se gosta... É muito justo sentir a alegria de ver os sonhos concretizados por esforço próprio. Sem dúvida, é uma forma de felicidade proporcionar a si mesmo e aos seus amores as coisas que o dinheiro pode comprar.


Entretanto, o mundo de hoje é um convite permanente ao consumo e em geral, as propagandas associam um objeto a um estilo de vida e até mesmo qualidades como "bem sucedido", "descolado", "sexy", "inteligente" etc e ser feliz para alguns, passa a ser adquirir um determinado produto e de quebra, a qualidade a ele associada.

"Só vou ser feliz quando...". Isto também se refere a acontecimentos específicos como casar, ser promovido, ser aprovado num concurso, emagrecer etc. Quem nunca? Mas até concretizar os sonhos, ficar triste e se sentir incompleto é o que resta?

Se permitir a um exercício de encontrar motivos para se encantar com a Vida nas suas coisas mais simples é trazer saúde e alegria aos seus dias e este encanto está também presente nas coisas belas e gratuitas que nos rodeiam. Viver numa cidade linda como o Rio de Janeiro e num país como o Brasil não é preciso nem se esforçar tanto para achar Beleza, pois está em toda parte. Aqui tudo é em letra maiúscula e exclamação mesmo!

Que a visão dos problemas não impeça a visão da beleza do mar, do céu, da lua, das estrelas, o som dos pássaros, das crianças rindo e brincando, os vários bairros da cidade com suas histórias, locais simples, sabores...

A nossa cidade é linda, cheia de encantos e pede um olhar mais amoroso de todos nós "apesar dos pesares". E então, você já olhou para tudo que já tem e não precisou comprar? Faça a sua lista. Olhe, não custa nada. Eu também vou fazer a minha lista.

Regina Bomfim

Comentários