Pular para o conteúdo principal

CELEBRANDO TOM JOBIM: CHOVENDO NA ROSEIRA


​Tentei seguir indiferente, mas não consegui deixar de celebrar Tom Jobim. Vivo, completaria 90 anos no dia 25 de janeiro. Este blog além de trazer reflexões, tem um compromisso com as artes por esta ser uma das mais fortes e belas expressões do humano​ na sua incessante busca de compreender o mundo. O PSICOLOGIA EM FOCO traz o signo de todas as  manifestações artísticas, em especial a música.


Tom foi um apaixonado pelo Brasil e ao mesmo tempo com as influências que  sua música trazia, mantendo seu estilo único, conseguiu como poucos, ser universal.  Sempre esteve na minha vida como cantora, nas descobertas de que poderia cantar e na emoção que seus acordes considerados por uns complexos e por outros simples sempre me trouxeram. 

Quero apenas saudar um homem que com seus estudos alcançou a excelência mas sem nenhuma afetação, porque no fundo queria apenas, aprender, se expressar compartilhando a sua arte que em todos os momentos dos mais intimistas aos mais amplos temas seja da natureza ou da brasilidade, colocou a experiência de se expressar através da música em primeiro lugar, apesar de todas as críticas e elogios. 

Sua música será sempre eterna, mesmo não muito executada no país que tanto amou, mas sendo fonte de estudo, pesquisa, sendo revisitado na interpretação de artistas  mas sobretudo trazendo o encanto que muitos lugares no mundo aprenderam a valorizar. Não quis ser óbvia em minhas escolhas para homenageá-lo. Escolhi Chovendo na roseira  instrumental, uma canção que a mim sugere a influência que ele teve do jazz.

Decidir falar sobre Jobim acabou me levando á leitura de sua biografia fascinante e, por este motivo, corrijo uma parte deste texto dizendo que a música escolhida para homenageá-lo em nada tem de influência do jazz. Ao contrário, Jobim é e foi muito imitado. Chovendo na roseira é uma valsa, seus acordes e cromatismos podem ser encontrados no jazz produzido no tempo que esta canção foi criada. Dá para sentir, me corrijam se estiver enganada, Michel Legrand, Burt Bacharah ... usando as influências "jobinianas"​a seu modo.
​ ​
Tom sempre falou, com toda a ironia que lhe era peculiar, que fazer sucesso no Brasil era uma ofensa pessoal, por sempre nos vermos como subalternos imitadores e não criadores potentes em nossas belezas como povo.  Ele enfrentou muito este tipo de crítica falando de um purismo que no fundo, não existe. Ele tinha suas influências mas das mesmas criava algo muito próprio. 

Como acreditava no seu trabalho seguiu o seu caminho criando, se renovando até o fim da vida ciente de que estava deixando um legado para a música popular brasileira.

Aos mais jovens ou pessoas não jovens, acostumados à outras sonoridades, faço um convite para quem deseja descobrir e aprender sobre outras texturas musicais. Não me canso de me fascinar com suas canções...

Receba, Tom Jobim, um singelo agradecimento por ter deixado uma obra tão linda, uma declaração de amor ao povo brasileiro - você que tinha brasileiro no sobrenome. Parabéns, Tom Jobim!

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def