Pular para o conteúdo principal

PSICOLOGIA, SAÚDE E PREVENÇÃO = NÃO DEIXAR ACUMULAR. SUGESTÕES.




Como disse, ao longo da minha vida e até hoje costumo escrever sobre o que sinto. Tal prática me ajudou e ajuda até hoje.  Levo algumas vezes meus escritos para a terapia. Isso sempre me ajudou a entender algumas coisas e me organizar evitando, em certos momentos, até atos impulsivos, além de trazer um bem estar por me ver em busca de uma intimidade maior com quem sou. 


Falar de psicologia, saúde e prevenção é ver o homem como ser integral, entendendo que a saúde mental merece a mesma atenção por considerar que o mundo e o vasto mundo que há dentro de nós está em permanente mudança e sofrimentos e sentimentos acumulados podem adoecer. Observar e compreender estes sentimentos é evitar que se tornem transtornos crônicos. São sugestões. O autor faz coisas que não faço. 

Se no meio de uma situação dolorosa for possível encontrar um espaço dentro de si para escrever sobre o que sente, já é dar um passo importante em direção a algum entendimento. Tem vezes que esta prática pode não ser viável por acontecimentos há muito acumulados porque é possível perder gravemente o "endereço de nós mesmos". Neste caso, procure ajuda especializada. 



Ponha tudo no papel

Por Richard Carlson

Sabe-se há muito tempo que pôr as ideias no papel têm um valor tremendo. Num diário ou em pensamentos avulsos em folhas soltas, o ato de escrever é uma maneira saudável e inócua de analisar, ponderar, refletir ou expressar sentimentos.

Uma vez, quando tinha treze anos, fiquei furioso com alguém quando descobri que falava mal de mim nas minhas costas. Já ia confrontá-lo quando a minha mãe sugeriu uma alternativa:
- Por que não lhe escreves uma carta? Disse ela.
- Acha? Interroguei.
-Claro! Respondeu minha mãe - mas não lhe mandes a carta. Escrever exatamente o que sentes, e depois deita-a fora.

Lembro-me de ter pensado "que ideia!" mas concordei em experimentar.

O mais estranho foi aperceber-me de que minha mãe tinha razão! O simples fato de escrever os meus sentimentos tirou-me aquele peso do peito, e consegui livrar-me deles. Ao atirar a carta para o lixo, já me sentia muito melhor. Não havia necessidade de dar o passo seguinte e enviar a carta. Escrever foi o suficiente. O mesmo princípio se aplica a um diário. Anote os seus sentimentos e ficará surpreendido com a sensação de paz e satisfação que terá a maior parte do tempo. Não sei bem o motivo pelo qual funciona desta maneira, mas funciona.

E uma explicação ainda mais poderosa desta ideia é anotar os sentimentos positivos. Uma coisa que muita gente faz é manter um "diário de gratidão" concentrado em tudo o que acontece de bom na sua vida. O motivo porque este é tão útil, deve-se ao fato da pessoa manter a cabeça ligada aos aspectos positivos da vida e serve sempre para lembrar que apesar de poder ser difícil, há também muita coisa que merece gratidão.

Em Não Faça Tempestade num Copo de Água dei uma sugestão simples de escrever uma carta sincera uma vez por semana. Disse que o destinatário não era tão importante quanto o fato de a escrever. A ideia era realçar alguma coisa positiva sobre a pessoa e revelar a sua gratidão e outros sentimentos. Pode escrever a alguém que conhece - parente, amigo, professor ou vizinho - ou a alguém que não conhece mas admira e respeita.

Livro: Não Faça Tempestade num Copo de Água com a Adolescência: maneiras simples de manter a calma em momentos de estresse. Editora Rocco 1º edição. 2004.


Algumas vezes postei sobre este assunto. Leia um pouco mais:

Estresse e Ansiedade: Como lidar?

Criador e Criatura


Comentários

  1. Oi Regina,
    Eu li NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA' e é muito bom. Adorei o texto. Às vezes também coloco no papel meu sentimentos e sempre aclara a mente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora na resposta. eu também sempre que sinto necessidade faço isso e também me ajuda. Que bom que foi útil a você. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def