POSTS PROGRAMADOS NO PERÍODO DE FESTAS

Photo by freestocks.org on Unsplash

Olá queridos leitores, como têm sido esta maratona de festas? Tive a ideia de fazer uma mistura de posts novos e antigos que já estão programados. Eles vão acontecer diariamente a partir do dia 19/12 até 01/01 às 8h para quem acessar diretamente o blog ou se inscrever para receber o Feed.

Quem costuma acompanhar o blog pelas redes sociais os posts de compartilhamento acontecem mais tarde quando tenho alguma pausa.

Antes de tudo, quero agradecer a você leitor pela atenção ao meu blog. É bom saber que você está aí do outro lado, que você deu uma olhadinha, saiba que pra mim isso faz toda a diferença que mesmo nesta rápida olhada, você pode ter encontrado uma frase ou uma palavra que fez diferença em alguma reflexão sua e uma semente foi plantada em sua alma. Sabe, fico muito feliz se ao menos conseguir deixar uma semente.

Evidentemente, gostaria de uma maior participação sua, que o blog crescesse, mas sinto que ele cresce no ritmo que tem que crescer. O m…

OS OMBROS QUE SUPORTAM O MUNDO




Estar sempre disponível a todos e ser considerado uma pessoa forte acaba em algum momento cansando. É importante ressaltar que ajudar o outro e até mesmo renunciar sua vida para o benefício de alguém pode ser uma decisão de muita grandeza desde que em sua alma exista total sinceridade.

Os que assim procedem por vontade própria e sincera o fazem sem se queixar por um momento, mas se este não é o seu caso talvez, seja o momento de entrar em um estado de atenção aos seus sentimentos e atitudes.

Ser sempre forte e o porto seguro de todos cansa, sem falar que pode haver abusos, sim, este perfil de personalidade pode ser alvo de abusos graves. Todos temos limites e pessoas acostumadas a "resistir" são as que mais sofrem e as que levam mais tempo para reagir.

Existe uma ideia corrente de que a pessoa emocionalmente forte é alguém que sabe controlar seus sentimentos. Mesmo após a divulgação de estudos sobre "inteligência emocional", é comum ainda se considerar a emoção o oposto da razão.

O que cada um tem dentro de si é uma riqueza porque é algo que jamais se repetirá em nenhum lugar e em outra pessoa e por isso, único. É um patrimônio que não se vende nem compra: você é um presente dado para e pela a Vida.

Imaginar um coração forte quase sempre é pensar numa pessoa sempre alerta, se defendendo todo tempo, pronta para o ataque, atrás de uma armadura forte, alguém que mantém a cabeça fria para sempre manter o controle neste mundo complexo, exigente e que pode ser doloroso, que é o universo das emoções e sentimentos. No entanto, a personalidade forte nem sempre apresenta este tipo de arquitetura psicológica.

O compromisso que as pessoas mantém com as outras muitas vezes alimenta a ideia de resistência ou força emocional. É estar sempre firme para prestar ajuda quando os outros caem, buscando ser útil, prestativo. São perfis que se colocam como "porto seguro" em meio às tormentas, o pilar onde todos se guiam, a rocha que todos se apoiam para atravessar os rios...

Lutar e vencer muitas batalhas, até que um dia cansam. Um convite para a sua reflexão. Vamos juntos?

OS OMBROS (CANSADOS) QUE SUPORTAM O MUNDO

Há um momento que a pessoa começa a sentir um esgotamento imenso. Pode haver ou não queixas de saúde, mas o fato é que estas pessoas perderam o endereço de si mesmas. O indivíduo também pode perceber claramente que alcançou um nível de sobrecarga além do que pode dar conta. Sua capacidade de desempenho e de autocuidado entrou em colapso que são incapazes no momento de se reconhecer diante do espelho. O que aconteceu comigo? Eu era tão forte!

O corpo e a alma deu tantos sinais e agora eles disseram juntos "chega". Quase sempre na história destas pessoas existem um grande excesso de responsabilidades e compromissos com os outros, sobre seus ombros, seu coração. Na realidade, mais do que pessoas fortes, são acostumadas a praticar uma resistência extrema, pouco saudável, onde não há autoproteção.

São mulheres (mais comum) e homens acostumados a se colocarem em segundo plano para aparentar força e ser sempre este farol para todos que precisarem. e muitas vezes o que recebem em troca é desrespeito, amargura e solidão.

É POSSÍVEL REVERTER ESTE QUADRO?

Muitas vezes ser forte é para o indivíduo até mesmo um motivo de orgulho, pois ele se vê dando conta das diversas solicitações com grande eficiência e por conta disso , vai assumindo cada vez mais tarefas e as solicitações só fazem aumentar, mas o indivíduo está ali cuidando de tudo com grande competência e as pessoas pedindo, exigindo até... É como caminhar, correr numa esteira com velocidade crescente (lembra do teste ergométrico? eu detesto a hora que tem que correr! rs). Só que chega um momento que a velocidade é muito grande para suportar, mesmo sendo um "atleta" experimentado. E a pessoa não sabe como parar a "esteira".

O que devemos fazer nesta hora? Diminuir o ritmo? Negociar reduzir a intensidade? De jeito nenhum! o certo é parar, sim, parar! Nosso coração precisa se recuperar.

CUIDAR DE SI MESMO

Aprender a ser forte para si mesmo e não para os outros. Para isso é preciso fazer mudanças, focar nos "conflitos" vitais e cotidianos de uma forma mais harmônica, consistente e saudável.

LIMPANDO POUCO A POUCO O "TERRENO"

Aprender a deixar de lado o ato de "ter razão" renunciando aos conflitos, problemas e situações que não têm solução. Você já gastou muito tempo com coisas que não valem a pena.

Não esperar que as pessoas satisfaçam às suas expectativas e nem tentar satisfazer às dos outros. Quase sempre uma fonte permanente de frustrações.

Dar importância às suas necessidades, ocupar-se disso. Satisfazer suas necessidades.

Não é preciso ser um herói. Você não pode salvar o impossível e nem dar felicidade a quem não sabe o que é alegria, respeito e reciprocidade.

Cuidar de si mesmo e ser forte para a si mesmo.
E esse post ficou muito longo!! rs

Regina Bomfim







Comentários