Já foi publicado no blog, vários posts fazendo menção a diversas religiões e filosofias. Mesmo representando e reconhecendo o valor do conhecimento científico, não dá para negar a presença de um sentimento da existência de algo superior presente em todas as culturas, em todos os momentos da Humanidade. Se você é ateu ou agnóstico também pode ser incluído nesta tentativa de reflexão, pois o surgimento deste texto partiu mais do título da música do que o seu conteúdo.
Na minha opinião, a fé é humana e divina, pois fé é confiar, acreditar. Será que ao dizer isso estou querendo acender uma vela para Deus e outra para o diabo? Agradar a gregos e troianos,? Confesso também ser para mim um exercício tentar olhar o mundo além dos meus olhos.
Há no blog o respeito por todas as religiões e filosofias e sempre que um texto, uma canção ou qualquer outra coisa puder ser transformada em um modo de tentar uma aproximação com o outro através sensações que habitam a cada um, uma fotografia de um momento do mundo, será trazido. Embora certos conteúdos possam vir de religiões e filosofias específicas, sempre serão ideias para muito mais evocar um contato interior que pode ir pela direção que levar a história de cada um. Vivemos momentos de muita agitação, momentos de não saber o que pensar, o que fazer, aquele momento que todas as cartas foram usadas no jogo. Estar à flor da pele. Sobre estar à flor da pele.
Esta canção mostrou sua força no seu título e conteúdo e foi pelo seu título que veio o desejo de falar sobre estes momentos intensos onde nenhum horizonte é visto e "oponente" (às vezes nós mesmos) se mostra mais forte. Que não haja medo de recuar se for preciso, a batalha pode ser perdida por um momento, mas não significa que a vitória na guerra não seja alcançada.
De certo modo estamos sempre com um medo enorme de que e o humano que nos habita nos leve para "fora dos trilhos". Somos humanos quando erramos, ferimos e olhamos a distância da pessoa que queremos ser e ainda não conseguimos. Somos humanos, ainda bastante caóticos, mas assim caminha a Humanidade em seu lento aprender. Lento, mas caminha e aprende.
Somos humanos, por uma lista imensa de coisas que só cada um sabe. Que cada um de nós consiga se abraçar, se olhar com um pouco mais de generosidade e seguir seu caminho sabendo que o aprendizado e o crescimento são inevitáveis assim como também há batalhas já vencidas que merecem ser lembradas. Assim caminha cada um de nós, assim caminha Humanidade. Mesmo que não pareça. Somos humanos.
Segue o link da letra: Sou Humano
Regina Bomfim
Comentários
Postar um comentário