Pular para o conteúdo principal

PSICOLOGIA E CONSUMO



PSICOLOGIA E CONSUMO

Consumir de modo consciente é produzir menos lixo. É também cuidar da Natureza e por conseguinte, buscar uma maior transparência dos produtores de vários segmentos e órgãos reguladores sobre composições, possíveis danos à saúde e ao ambiente. Importa pensar no mundo que queremos deixar. O que de fato, é útil? Uma pergunta que cabe a cada um responder.

A psicologia está presente nas estratégias de marketing. Psicologia é conhecer a nós mesmos e também refletir sobre a repercussão dos nossos atos no mundo, não somente, à luz do marketing,  evocar sentimentos e proporcionar experiências.

O consumidor está mais bem informado e as empresas caminham em direção a atitudes mais responsáveis, pois disto passará cada vez mais depender a sua própria sobrevivência. Há um cenário de mudanças graduais. Será que vai dar tempo?






Nesta citação que se segue, o psicólogo Carl Rogers no livro Sobre o Poder Pessoal, fez há mais de vinte anos.  Causa surpresa pela sua atualidade:
Encimando a lista dos problemas mundiais que decidirão se temos um futuro, estão tanto as antigas quanto as novas contendas que dividem culturas, ideologias, religiões e nações ( Rogers, C. p.117).


Será que ainda temos tempo? A tecnologia é um bem, mas toda a relação que o ocidente tem com a Natureza é de um objeto, algo que existe para nos servir de algum modo.
Com base nesta visão, há muitos interesses em jogo que procuram fazer "vista grossa" aos impactos que pouco a pouco começam a se fazerem presentes no cotidiano. A cobiça existe e ela acaba por desumanizar no fim das contas.


Este texto foi tirado de um livro que ainda não comecei a ler cujo organizador é professor Manuel Antônio de Castro, titular de Poética da UFRJ (uau!). Ou seja, pirei no título, "pirei" com a sincronicidade, com a orelha e o verso do livro. É quase certo que surjam novos posts após a leitura. Livro sempre me seduz:





"Quando na Pós-modernidade, os conhecimentos científicos levam o humano do homem e o destino da Mãe-terra a alguns impasses, o caminho novo é repensar o humano do homem e o destino da Mãe terra". 

Estar no topo da cadeia talvez signifique zelar pelas outras formas de vida inferiores a nós do que ser o senhor absoluto, A ciência moderna cada vez mais percebe inter relações do que uma visão elementarista e fragmentadora da ciência clássica. 

Comentários

  1. Um planeta poluído resulta em um povo deprimido. Meio Ambiente tem tudo a ver com psicologia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?