Pular para o conteúdo principal

PSICOLOGIA E CONSUMO



PSICOLOGIA E CONSUMO

Consumir de modo consciente é produzir menos lixo. É também cuidar da Natureza e por conseguinte, buscar uma maior transparência dos produtores de vários segmentos e órgãos reguladores sobre composições, possíveis danos à saúde e ao ambiente. Importa pensar no mundo que queremos deixar. O que de fato, é útil? Uma pergunta que cabe a cada um responder.

A psicologia está presente nas estratégias de marketing. Psicologia é conhecer a nós mesmos e também refletir sobre a repercussão dos nossos atos no mundo, não somente, à luz do marketing,  evocar sentimentos e proporcionar experiências.

O consumidor está mais bem informado e as empresas caminham em direção a atitudes mais responsáveis, pois disto passará cada vez mais depender a sua própria sobrevivência. Há um cenário de mudanças graduais. Será que vai dar tempo?






Nesta citação que se segue, o psicólogo Carl Rogers no livro Sobre o Poder Pessoal, fez há mais de vinte anos.  Causa surpresa pela sua atualidade:
Encimando a lista dos problemas mundiais que decidirão se temos um futuro, estão tanto as antigas quanto as novas contendas que dividem culturas, ideologias, religiões e nações ( Rogers, C. p.117).


Será que ainda temos tempo? A tecnologia é um bem, mas toda a relação que o ocidente tem com a Natureza é de um objeto, algo que existe para nos servir de algum modo.
Com base nesta visão, há muitos interesses em jogo que procuram fazer "vista grossa" aos impactos que pouco a pouco começam a se fazerem presentes no cotidiano. A cobiça existe e ela acaba por desumanizar no fim das contas.


Este texto foi tirado de um livro que ainda não comecei a ler cujo organizador é professor Manuel Antônio de Castro, titular de Poética da UFRJ (uau!). Ou seja, pirei no título, "pirei" com a sincronicidade, com a orelha e o verso do livro. É quase certo que surjam novos posts após a leitura. Livro sempre me seduz:





"Quando na Pós-modernidade, os conhecimentos científicos levam o humano do homem e o destino da Mãe-terra a alguns impasses, o caminho novo é repensar o humano do homem e o destino da Mãe terra". 

Estar no topo da cadeia talvez signifique zelar pelas outras formas de vida inferiores a nós do que ser o senhor absoluto, A ciência moderna cada vez mais percebe inter relações do que uma visão elementarista e fragmentadora da ciência clássica. 

Comentários

  1. Um planeta poluído resulta em um povo deprimido. Meio Ambiente tem tudo a ver com psicologia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...