Pular para o conteúdo principal

DO AMOR


É maravilhoso se sentir amado por alguém, sentir que a pessoa que você é, de algum modo enriquece a vida de alguém. Mas até no amor, isso pode ser uma "faca de dois gumes", porque a pessoa que te ama pode te ver apenas como alguém que faz um bem, não te vendo como uma pessoa com vida própria que, além de se alegrar em corresponder ao  amor recebido,  tem outras buscas e necessidades fora da "órbita" da relação amorosa, seja amizade, familiar ou qualquer outra. É a ideia do "ter" alguém. Gostoso só na poesia, na canção de amor... Ponto.

Se numa ocasião a pessoa manifestar um desejo do seu ser, diferente da expectativa que foi colocada pelo outro, isso pode abalar a "estabilidade" da relação. Se a pessoa que te ama te vê como um bem e não como pessoa única, mutável,  vai ocorrer um estranhamento.




Na minha opinião, há amores que as pessoas vivem como se as outras fossem parte delas. Acham que o amor é "estar junto e misturado" não um encontro de duas pessoas únicas. Aquele tipo de relação tende a abrir caminhos para algum tipo de abuso, enquanto este as bases são mais realistas. 

É um exercício ver um encontro de amor, amizade, família como uma benção vivida no presente e como algo mutável, sem o "tem que ser" uma história com princípio, meio e fim à la música de Fábio Jr...rsrs. É já estar "no lucro" porque se permitiu a este perfume! Exercício.

É importante estar atento para este o tipo de relação que se constrói e o que se coloca no outro. Isso pode acontecer sem que as pessoas envolvidas se deem conta.

Na minha visão, o amor que tende a ser mais gratificante é aquele que acolhe o outro em sua diversidade, enxergando o outro como pessoa única que tem seu próprio caminho. Se num relacionamento isso for considerado estranho e até ofensivo, é importante repensar a relação e principalmente a si mesmo.
Regima Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...