Pular para o conteúdo principal

ÁGUAS DE MARÇO: APRENDER A SER SOL EM TODAS AS ESTAÇÕES



ÁGUAS DE MARÇO: APRENDER A SER SOL EM TODAS AS ESTAÇÕES




Aconteceram fortes chuvas no mês de março. Chuvas já anunciadas, chuvas de sempre e os velhos problemas na cidade do Rio de Janeiro também são de sempre... Num destes dias não consegui escapar. Sabe aquelas chuvas de vento que não adianta guarda-chuva?


Voltando pra casa, lutando com o guarda chuva, a roupa toda molhada, os pés, sem galocha, idem. Detesto molhar meu pé. Por isso, o que mais quero nestas horas, é chegar em casa, tomar um banho e fazer um chá. No caminho de volta, este passou a ser o meu "mantra" silencioso, além de rezar para não encontrar ninguém.

Vi uma família bem comum. Era um pai com seus dois filhos pequenos voltando da escola completamente "ensopados" de chuva, mas que riam, conversavam e cantavam alegremente numa "bagunça" linda de ver.

Ainda tinha a brincadeira de atravessar a rua, "a cereja do bolo" de toda aquela festa. O pai. segurando os dois em cada braço, os levantava para pular a poça de água, o ponto alto de toda aquela alegria que comecei a definir como celebração, onde os risos eram mais altos. Era 1, 2,3 e já!! E mais gargalhadas, histórias e músicas animadas. O chove chuva de Jorge Benjor estava lá. 

Nisto, um pequeno grupo de mulheres, possivelmente saindo do trabalho, ao olhar para a doce algazarra disse:
- Pra criança tudo é festa!

O mundo adulto logo tem uma explicação racional para tudo, tudo se define...

Celebração. A celebração da simplicidade, a celebração do Tudo que existe no Nada, celebrar a Vida, coisa que a criança sabe como ninguém fazer. Nessa hora, meu ânimo mudou por completo e me fez pensar no quanto ao nos tornarmos adultos, perdemos a capacidade de celebrar o simples, de contemplar a existência usando nossos sentidos e viver uma alegria sem motivo em nome de um ser racional, pré-ocupado porque preocupar-se virou sinônimo de ser responsável porque tudo na vida precisa ter uma utilidade, tudo tem que ter um motivo, a alegria tem que ter um motivo.

Naquele dia agradeci por meus olhos e ouvidos, agradeci pelos meus olhos e ouvidos que puderam ver, ouvir e receber uma aula de simplicidade e pensei que celebrar sem motivo pode ser uma coisa que não precisamos perder. Aí eu percebi que lutar com o guarda-chuva e molhar o pé pode ser apenas um detalhe. Lições imensas.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...