Pular para o conteúdo principal

ANTES DO PARA RAIO, O TROVÃO ERA TEMIDO: SAÚDE E DOENÇA MENTAL


ANTES DO PARA-RAIO,  O TROVÃO ERA TEMIDO:  SAÚDE E DOENÇA MENTAL

Em geral, há desde cedo no indivíduo a necessidade de ser amado que se constrói na relação com as pessoas responsáveis por seus cuidados. No momento em que esta necessidade  sofre algum tipo de ameaça,  o indivíduo pode optar por  preservar o amor deixando de lado um apelo do seu organismo, sua alma. Não está em questão aqui se este apelo é bom ou ruim para o indivíduo ( isto vale um post inteiro onde tentaremos nos debruçar sobre a qualidade deste apelo interno na tomada de decisão da pessoa. Aguarde o próximo post).. Cada vez que existe a ameaça, o indivíduo tende a se afastar dos seus apelos internos a ponto destes mesmos passarem a ser a própria ameaça. 
Olhar para si mesmo neste cenário pode se tornar cada vez mais assustador e a segurança passa a ser perceber o mundo somente pelo exterior.

Na verdade, somos quase sempre  desde muito cedo ensinados a temer e a desacreditar de tudo que se refere ao nosso mundo interior.

É como aquela brincadeira  das mãos contra a luz num ambiente escuro. É possível desenhar com as mãos monstros,  pássaros e bichos, mas são apenas mãos contra a luz. A saúde e a doença mental são uma questão de intensidade e frequência. No caso da doença (fora os transtornos mentais devido ao uso de substâncias psicoativas - ebriez barbitúrica ou alcoólica ou alguma lesão orgânica), na minha visão,  são sinais de alerta  da alma fruto de um mecanismo perfeito do nosso organismo que sempre se empenha em nos reconduzir à saúde.

Ouso afirmar que todas as teorias psicológicas com seus enfoques e práticas peculiares, reconhecem esta influência acima citada, no desenvolvimento do psiquismo humano.

 Observar os sinais e seguir o fluxo deste mecanismo é uma decisão pessoal. E aí, pela decisão do indivíduo em estudar a si mesmo, os "monstros" que causam tanto pavor, podem passar a ser cada vez mais "apenas mãos contra a luz", a luz da permissão  dada a si mesmo de aprender sobre a sua pessoa. Você pode se tornar o seu próprio para raio independente da sua história. Cuide-se. Se precisar de ajuda procure.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...