NÃO FALO DE POLÍTICA?? A POLÍTICA SOU EU!!!
Fica a impressão de que trabalhar com saúde mental é estar num ambiente à parte da realidade, mas o mundo interior é cuidado de modo a produzir bem estar pessoal e também abrir caminho para que o indivíduo possa responder de modo criativo e lúcido no mundo de relação.
Conversando com uma amiga sobre política, vi a ressonância de um estado de desânimo presente em nossa sociedade e no mundo diante de tantos retrocessos observados. Tudo isso é real e causa perplexidade mesmo. Acho lindo ver que a internet abriu portas importantes para o exercício da nossa voz. Para o bem e para o mal. Aprendemos, afinal tudo é bem recente.
No meu entender, vivemos uma crise de responsabilidade por nossa busca em ter um "Salvador" para resolver todos os nossos problemas sem a gente ter que "esquentar a cabeça". Uma hora a "fatura" de nossa própria negligência ia vir e está vindo forte para nos fazer despertar "na marra". É uma coisa dura de dizer, aceitar, nunca é fácil.
MUDANÇA DE MENTALIDADE: UM PROCESSO
Somos um povo mal educado pela deficiência da educação como política pública de base e tudo vai ser "na marra". Teve 2013, houve um arrefecimento dessa postura reivindicatória...Antes mesmo de ir para as ruas e reclamar nas redes sociais, existem mecanismos de fiscalização, reclamação e participação como as Ouvidorias. O SUS tem e todos os órgãos públicos e privados têm, agora com a internet facilitou bem... Já usei, obtive respostas, mas isso implica em "esquentar a cabeça". Eu também tenho que aprender muita coisa, pois também me envolvi pouco em muitas coisas públicas.
IMAGINA SE...
Imagina se todo mundo pegasse o celular, mandasse e-mails. Muita coisa ia mudar. Isso dá trabalho e nós ainda precisamos aprender que somos a parte que move as coisas - parte mais importante, diga-se de passagem. É um processo duro de aprendizagem que vamos ter de enfrentar até entender o que é ser cidadão. Vai ser "na marra mesmo! Um dia aprendemos. É complexo, sei, mas um dia aprendemos.
Compartilhe, comente aqui no blog. Vai ser bom saber o que pensa.
Regina Bomfim
Comentários
Postar um comentário