Pular para o conteúdo principal

NÃO FALO DE POLÍTICA?? A POLÍTICA SOU EU!!

NÃO FALO DE POLÍTICA?? A POLÍTICA SOU EU!!


NÃO FALO DE POLÍTICA?? A POLÍTICA SOU EU!!! 


Fica a impressão de que trabalhar com saúde mental é estar num ambiente à parte da realidade, mas o mundo interior é cuidado de modo a produzir bem estar pessoal e também abrir caminho para que o indivíduo possa responder de modo criativo e lúcido no mundo de relação.

Conversando com uma amiga sobre política, vi a ressonância de um estado de desânimo presente em nossa sociedade e no mundo diante de tantos retrocessos observados. Tudo isso é real e causa perplexidade mesmo. Acho lindo ver que a internet abriu portas importantes para o exercício da nossa voz. Para o bem e para o mal. Aprendemos, afinal tudo é bem recente.

 No meu entender, vivemos uma crise de responsabilidade por nossa busca em ter um "Salvador" para resolver todos os nossos problemas sem a gente ter que "esquentar a cabeça". Uma hora a "fatura" de nossa própria negligência ia vir e está vindo forte para nos fazer despertar "na marra". É uma coisa dura de dizer, aceitar, nunca é fácil.

MUDANÇA DE MENTALIDADE: UM PROCESSO

Somos um povo mal educado pela deficiência da educação como política pública de base e tudo vai ser "na marra". Teve 2013, houve um arrefecimento dessa postura reivindicatória...

Antes mesmo de ir para as ruas e reclamar nas redes sociais, existem mecanismos de fiscalização, reclamação e participação como as Ouvidorias. O SUS tem e todos os órgãos públicos e privados têm, agora com a internet facilitou bem... Já usei, obtive respostas, mas isso implica em "esquentar a cabeça". Eu também tenho que aprender muita coisa, pois também me envolvi pouco em muitas coisas públicas.

IMAGINA SE...


Imagina se todo mundo pegasse o celular, mandasse e-mails. Muita coisa ia mudar. Isso dá trabalho e nós ainda precisamos aprender que somos a parte que move as coisas - parte mais importante, diga-se de passagem. É um processo duro de aprendizagem que vamos ter de enfrentar até entender o que é ser cidadão. Vai ser "na marra mesmo! Um dia aprendemos. É complexo, sei, mas um dia aprendemos.

Compartilhe, comente aqui no blog. Vai ser bom saber o que pensa.
Regina Bomfim



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...