"Pessoas com comportamento compulsivo, e eu sou assim, sentem um desconforto básico que estão tentando sempre superar (...) Você tenta se sentir melhor comendo, bebendo, fazendo sexo, apostando ou o que for. Mas isso acaba piorando sua vida. Aí vai mais fundo nas obsessões para que este desconforto vá embora. Então a dor começa de verdade. Vira um círculo vicioso. Pelo menos comigo foi assim".
Ben Affleck, ator
Por Regina Bomfim
Um ator milionário, com o trabalho reconhecido, vive uma luta diária para ficar longe do álcool, ciente dos danos que o vício causou em sua vida.
Falamos de Ben Affleck numa história que afeta profissionais que alcançaram o ponto alto, a elite em sua área de atuação. Aos olhos do mundo deveria estar feliz, mas carregam situações internas difíceis que os impede de desfrutar com equilíbrio e alegria suas conquistas. Muitas vezes se acredita que ter tudo que deseja já é uma felicidade.
É importante a saúde mental tanto no ato de ir em busca, planejar uma meta quanto saber desfrutá-la quando se conquista.
Todos estamos sujeitos a problemas emocionais em algum momento. Falar de saúde mental não é imaginar um ser perfeito, saudável emocionalmente que responde aos estímulos do mundo SEMPRE de modo acertado, mas admitir que sofre, erra.... Saúde mental é uma construção, uma coisa não estática. É mais um permitir-se, ser aprendiz do que ditar verdades e atos absolutos.
Destacamos sua fala numa entrevista de jornal (O Globo) porque retrata com muita clareza e simplicidade, o adoecer psíquico esta linha tênue que qualquer um de nós pode ultrapassar ou não num certo momento da vida de grande pressão.
Exercício - reflexão - escrita terapêutica:
Suas metas são de fato suas? Ou são para satisfazer alguém? Como é a sua relação com a comida, o sexo, as compras etc?
Compartilhe e comente aqui no blog.
Obrigada por sua visita. Cuide-se. Se precisar de ajuda, procure.
Comentários
Postar um comentário