PANDEMIA E SAÚDE MENTAL
Em essência somos adaptáveis/resilientes. A evolução do ser humano no Planeta atesta isto.
ANSIEDADE, DEPRESSÃO, IRRITABILIDADE, INSÔNIA...
Há pessoas vivendo o isolamento social, imposto pela pandemia por causa da falta de uma vacina ou medicamento seguro, com muito sofrimento.
O adoecer psíquico ocorre porque em algum momento este mecanismo adaptativo falhou. E isto também é parte do humano.
É preciso que a sociedade, o mundo considere o adoecer psíquico um fato da existência, como algo que pode acontecer assim como quebrar uma costela, ter uma alergia etc. Ainda é preciso ser didática. Sim, ainda é preciso ser simples...
Muito antes da pandemia, ansiedade e depressão já avançavam no mundo de modo alarmante.
O estresse em alto grau e suas consequências também já são há tempos uma realidade aceita pela ciência, não apenas do comportamento.
SAÚDE MENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: FORTALECER A RESILIÊNCIA
É importante que os cuidados em saúde mental seja para TODOS. É falar em políticas públicas para ampliar o acesso do cidadão a estes serviços, é falar também em economia, pois são doenças incapacitantes em seus estágios mais graves, podendo provocar afastamento do trabalho e consequente impacto na produtividade. Isto já acontecia e costuma ser caro para o empregador e/ou para os cofres públicos.
Em algum momento os governos precisarão atentar para estas questões.
ESCREVER, CONTATO COM O SENTIR
Deste modo, consideramos válido contribuir com reflexões para o desenvolvimento de habilidades de autoajuda, em especial da escrita (que podem também ser preventivas), mas se o indivíduo após três tentativas não conseguir por conta própria, deve procurar ajuda especializada.
Regina Bomfim
Comentários
Postar um comentário