COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: UMA VISÃO PESSOAL
O gérmen da comunicação não violenta é se permitir silenciar pelo entendimento de si os "ruídos" dissonantes, confusos .
Cada pessoa é um mundo que foi erguido com base no que viveu e compreendeu do que viveu e podem haver erros de percepção neste processo, como os que ocorrem em relações abusivas, causando um curto-circuito em si mesmo e na relação com os outros. Tudo vem muito no automático, muito mecânico. É o "quando vi, já foi".
Às vezes a pessoa consegue sair da relação tóxica, mas o "veneno" fica circulando no seu organismo, seja atraindo mais este tipo de relacionamento seja passando a ser a própria pessoa tóxica. A relação tóxica não saiu dela.
O gérmen da empatia e da compaixão nasce deste entendimento de si como qualidades e defeitos, capaz de em seguida perceber no outro as lutas já travadas ou que ainda estão em curso, mesmo tudo sendo diferentão no outro. E até mesmo se permitindo a não querer ter certas pessoas na sua vida. Uma visão. Exercício. Cada um no seu tempo.
Dar a si mesmo a possibilidade de observar como as emoções "brotam", é um ganho para todos os setores da existência. É ser o CEO da sua própria empresa: SUA VIDA S.A. ( porque a pessoa não quer conflito com a revista em questão...rs).
Regina Bomfim
Comentários
Postar um comentário