Pular para o conteúdo principal

INDIFERENÇA E RELAÇÕES ABUSIVAS:


INDIFERENÇA E RELAÇÕES ABUSIVAS


 Ele é o cara que não grita, não xinga, não bate, mas quando você ameaça sair do "script criado por ele" como estudar, trabalhar, viajar, sair com os amigos, sair sozinha etc, ele deixa de falar com você, começa a ficar reservado, silencioso, indiferente. Pode até deixar de te procurar na cama.

Quando você pergunta o que ele tem, ele responde que está tudo bem. No namoro podem haver sinais.

A mulher que recua nos seus desejos mais profundos para "pacificar" o abusador, abre caminho para que a "linguagem" do silêncio e da indiferença se instale como estratégia de dominação para gerar culpa e insegurança na parceira.

Ele não grita, nunca te empurrou, te deu um soco... É importante observar que condutas tóxicas como estas podem ter dimensões muito sutis, o que pode dificultar a identificação. 

Observar os sinais e autoconhecimento sempre serão as condutas preventivas sugeridas nas fases iniciais da relação amorosa.

Estar num relacionamento deste tipo é muito danoso para a saúde emocional da mulher. Há um questionamento quase constante da mulher em termos "do que fez de errado" Com o tempo, pode produzir sentimentos de insegurança, perda da alegria, do entusiasmo de atuar no mundo e todo tipo de confusão emocional. Isto pode adoecer. Isso não aparece num exame de corpo de delito, mas machuca. E como!


Prevenir é melhor que remediar.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...