Pular para o conteúdo principal

INDIFERENÇA E RELAÇÕES ABUSIVAS:


INDIFERENÇA E RELAÇÕES ABUSIVAS


 Ele é o cara que não grita, não xinga, não bate, mas quando você ameaça sair do "script criado por ele" como estudar, trabalhar, viajar, sair com os amigos, sair sozinha etc, ele deixa de falar com você, começa a ficar reservado, silencioso, indiferente. Pode até deixar de te procurar na cama.

Quando você pergunta o que ele tem, ele responde que está tudo bem. No namoro podem haver sinais.

A mulher que recua nos seus desejos mais profundos para "pacificar" o abusador, abre caminho para que a "linguagem" do silêncio e da indiferença se instale como estratégia de dominação para gerar culpa e insegurança na parceira.

Ele não grita, nunca te empurrou, te deu um soco... É importante observar que condutas tóxicas como estas podem ter dimensões muito sutis, o que pode dificultar a identificação. 

Observar os sinais e autoconhecimento sempre serão as condutas preventivas sugeridas nas fases iniciais da relação amorosa.

Estar num relacionamento deste tipo é muito danoso para a saúde emocional da mulher. Há um questionamento quase constante da mulher em termos "do que fez de errado" Com o tempo, pode produzir sentimentos de insegurança, perda da alegria, do entusiasmo de atuar no mundo e todo tipo de confusão emocional. Isto pode adoecer. Isso não aparece num exame de corpo de delito, mas machuca. E como!


Prevenir é melhor que remediar.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?