Pular para o conteúdo principal

DEPRESSÃO SORRIDENTE PARTE 1


DEPRESSÃO SORRIDENTE PARTE 1


DEPRESSÃO SORRIDENTE

 Depressão atípica é seu nome técnico, um tipo de depressão de difícil diagnóstico pois o indivíduo se mostra ativo na sua vida no mundo, em contato com os amigos, tendo muitas vezes uma vida profissional e familiar realizada. Se mostra sempre bem disposto e alegre no seu cotidiano, mas no seu íntimo guarda fortes angústias que nem sempre são claras para quem as sente e para quem os rodeiam.

De acordo com os estudos de Olivia Remes, especialista em ansiedade e depressão da Universidade de Cambridge, estas pessoas possuem mais energia para levar a cabo as suas ideias suicidas ao contrário de outros quadros de depressão que por seu desânimo podem não concretizar o ato. Esta última afirmação não significa uma "lei universal" a ponto de ignorar as ideações suicidas que podem ocorrer em outros tipos de depressão (grifos meus)

Os suicídios que ocorrem neste tipo de depressão causam grande surpresa nas pessoas próximas, pois nada notavam de estranho no comportamento do indivíduo.


OS SINTOMAS

Sempre obedecendo as especificidades de cada caso, existe um grupo de sintomas que deve se ter atenção:

1. Explosões excessivas de alegria frente a uma boa notícia, ou qualquer outro fato feliz e alguma oscilações de humor.

2. Sono excessivo. Há outros tipos de depressão que causam insônia

3. Pode haver ganho de peso, o que pode abrir caminho para outros tipos de abuso (grifos meus).

4. Sensibilidade a críticas

5. Fadiga, sensação de peso nós braços e pernas


TRATAMENTO

Medicamentos podem ser indicados e psicoterapia. Cada vez mais a atividade física e a meditação se mostram como um importante coadjuvante no tratamento trazendo cada vez mais bons resultados.


CONTINUA...


Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?