Pular para o conteúdo principal

OS TITÃS: VIOLÊNCIA(S) DOMÉSTICA



OS TITÃS: VIOLÊNCIA(S) DOMÉSTICA

Como cobrar um caminho oposto de quem apenas conheceu a violência física e psicológica? E aprendeu a ver pontos positivos nisto?

A dor se transforma em algo que foi "para me fortalecer", não porque foi compreendida, mas talvez, o único modo de parar de doer é transformá - la em outra coisa mais heróica, virar um Titã. 

Não se pode dizer que não houve criação nesta violência que se reproduz, mas pode ser a criação de uma verdade construída com base em uma visão de realidade que precisou ser "distorcida". Há cicatrizes que dão a impressão de terem sido superadas. Pode ser tanta coisa...

É um exercício árduo perceber que o outro só dá o que pode. Esperar algo diferente ou "se esforçar para obter algo diferente" de alguém muito certo da sua posição, é viver um desgaste permanente.

Chegar a esta conclusão num relacionamento, é começar a perceber que nada pode ser feito, porque ninguém muda ninguém. E começar a arrumar as malas dentro da Alma. 

Não julgar as mulheres que sofrem violência e nada fazem. Bailar no caos pode ser a única coisa possível. Bailar no caos é ir se cuidando em pequenos passos... Por dentro. 

RB)


PS: Escrevi para uma "menina" incrível. Sua história forte que não detalhei (nem posso), me deixou grávida deste texto. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?