Pular para o conteúdo principal

SE DESEJAR...

SE DESEJAR...



SE DESEJAR...


Somos educados para darmos menos importância ao sentir e o sentir representa uma parcela significativa de toda a nossa movimentação no mundo objetivo. Saúde é uma coisa ampla.


SER UMA "MÁQUINA" DESGOVERNADA ?

Se a sua alma está num desconforto constante que fica difícil até explicar, você vai ser um profissional que em algum momento não vai exercer suas competências como é capaz, sentirá dificuldades nos relacionamentos familiares, amorosos, amizades e pode ser que se torne uma pessoa suscetível a ter relações tóxicas, assim como pode se tornar sem perceber, uma pessoa tóxica, governada por um sem número de "pontos cegos" que vão influir nas mais diferentes decisões a serem tomadas no dia a dia.


ESCREVER E TERAPIA: UMA COISA E OUTRA ?

Quando estiver difícil de explicar até para si mesmo, tente escrever, tente "organizar", anote a situação que esta emoção sem nome surgiu, tente aos poucos nomeá-la. Observe. Se Observe.


Procurar ajuda profissional é importante. A escrita também pode ser um elemento capaz de somar na cena terapêutica durante o processo. Assim como levar livros, música, poesia. Uma coisa não precisa anular a outra.


TEMPOS DE GUERRA: SAÚDE INTEGRAL

Vivemos "tempos de guerra", uma situação de exceção acentuada pela pandemia que se estende de modo violento para muitos e estratégias de saúde devem ser divulgadas a todos. 


Escrever pode ser uma porta que se abre num gesto simples, acessível. Pode ser uma tentativa solitária, pode ser na psicoterapia. Já cantei, li meus textos, li textos de livros na terapia que me ajudaram a compreender, aceitar e expressar meus sentimentos.


Os tempos da Humanidade já estavam doloridos e a pandemia trouxe a tona o que já existia. Quando for possível aceitar a necessidade de se conhecer, comece escrevendo, comece procurando ajuda. É possível falar e exercer uma psicologia de prevenção, de educação.

INVESTIR EM SI MESMO: TUDO ESTÁ CONECTADO

Começar a compreender que é investir em si mesmo e no mundo é o objetivo, pois quem vive no exercício de aceitar suas qualidades, defeitos, alegrias e tristezas, desenvolve a criatividade e não encontra tempo pra machucar a si mesmo nem a ninguém.


Tudo está conectado mais do que se pensa. Se desejar, comece. Comece a dançar a sua dança.

Regina Bomfim

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...