Pular para o conteúdo principal

FIM DO ANO: SÍNDROME DO FIM DE ANO

FIM DE ANO: SÍNDROME DO FIM DO ANO


A depressão, ansiedade e problemas físicos decorrentes, costumam aumentar no final do ano. É a Síndrome do fim de ano ou dezembrite. Este período traz uma grande soma de emoções; há a alegria da expectativa de estar na presença dos familiares, a compra dos presentes, assim como há também grande tensão para aquele que vai receber muitas pessoas em casa, preparar tudo de modo que esta experiência seja de bem estar para todos. 

Pode acontecer o contrário. Um clima de tristeza por uma perda recente, não ter família... Há pessoas que detestam o período de festas porque o feriado fará com que desacelerem. Se manterem ocupadas, envolvidas em várias tarefas é um modo de esquecer da solidão e de outros sentimentos incômodos. Este período do ano tem diversos significados além de tudo que é vinculado nas mídias e pode ser um tempo marcado por muito sofrimento para alguns.

 Há também nesta lista de vivências que marcam este período, o convite implícito para o "balanço geral" das metas estabelecidas no ano. Se foram atingidas ou não, isto tendo como cenário o mundo conectado que além da trocas afetivas com amigos, também "fica no ar" uma certa ideia de "felicidade padronizada". Estar dentro ou fora dos padrões seja no que for, pode causar sofrimento. Estar dentro dos padrões pode parecer muitas vezes confortável para quem vive, mas às vezes o preço para se manter ou dar a impressão que se está dentro dos padrões pode envolver muito sofrimento também.

Se a pessoa não viveu dentro de seu propósito de realizações é comum que  entre num ciclo de autocobrança intensa. A insatisfação mina as energias prejudicando a autoconfiança e a auto estima das pessoas.

Desenvolver para consigo mesmo maior respeito e carinho é uma construção. Ser auto exigente em demasia não é qualidade, além de afetar a saúde. impede de efetuar mudanças e o reconhecimento do que se tem de bom e suas conquistas. 

Existe o Centro de Valorização da Vida, uma instituição sem fins lucrativos funcionando 24hs por dia, 7 dias da semana e com vários canais de contato para situações de emergência. Saindo da situação crítica, considere a possibilidade de procurar ajuda especializada de acompanhamento mais sistemático mais adiante. Impossível deixar de tratar deste assunto sendo este um blog de psicologia. Daí o motivo de criar este post especial.

Há um post antigo aqui no blog sobre o assunto, mas mesmo assim é interessante retomar ao tema pelo contexto atual, por esta onda de descrença e  também de expectativa frente aos rumos do Brasil e do mundo tem sido vivida com cores muito fortes, sobretudo de emoções muito intensas. Vivemos um tempo que, na minha opinião, não é caótico, não o "pinto" com cores dramáticas, mas como um tempo de definições importantes que se desenham no sentido de que tipo de Humanidade estamos construindo para os anos que se seguem.

Deixo aqui alguns links sobre depressão e ansiedade.Tem muitas coisas sobre o assunto no blog. Pesquise, comente, compartilhe. Grata sempre por sua atenção!

Regina Bomfim

Relação entre a ansiedade e outras doenças físicas

Depressão, ansiedade e atividade física

Ansiedade e problemas cardiovasculares

Depressão não é frescura

Depressão ou tristeza (texto antigo e "polêmico" )







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def