Pular para o conteúdo principal

MULHERES E CANÇÕES



A MULHER NA CANÇÃO POPULAR


Ao pensar sobre o assunto, violência contra a mulher, em todos os posts criados vinha à minha mente todo tempo canções. O desejo de usá-las veio para mostrar como as artes podem também ser caixa de ressonância da mentalidade ainda vigente, que apesar dos avanços ainda coloca a mulher num lugar seja de idealização (a musa, de preferência bela e muda rs) ou de objetificação.

Fui pesquisar e há um material rico, diversificado e sério. Há artigos acadêmicos ou não em diversos enfoques. Alguns destacam certos períodos de nossa história, fazendo paralelos muito interessantes com o contexto social principalmente no início do século passado onde a condição da mulher era muito pior do que hoje.

Embora total ou parcialmente silenciadas, ao longo da história de todos os séculos, existiram mulheres que "ousaram estar em lugares diferentes do que lhes era destinado" como a exímia pianista irmã de Mozart, Maria Anna (ou Marianne) Mozart que precisou interromper sua vida artística para se casar. Ela foi a primeira referência artística de Mozart. Clara Schumann, compositora, pianista, esposa do compositor Robert Schumann. Entre eles sempre existiu uma longa colaboração. Ela abdicou muitas vezes de sua carreira para promover o marido, a primeira esposa de Villa Lobos, Lucília Guimarães como pianista virtuosa, foi de grande importância no início de sua carreira. Após o divórcio foi relegada ao ostracismo e Chiquinha Gonzaga, musicista, compositora, maestrina com uma obra vigorosa, se impôs num cenário hostil de predominância masculina com a força do seu talento. Após ela, existiram muitas mulheres notáveis na música, que, na minha opinião, ainda são feitas tímidas resenhas por ainda não fazerem jus à relevância de suas produções, embora hoje é possível maior acesso. Ou são lembradas muito mais por sua vida pessoal quando  viveram fora dos costumes casamento/filhos tradicionais.

Hoje, cada vez mais temos mulheres criadoras, senhoras de sua narrativa ao retratarem o seu universo e falarem do/para o mundo. Os tempos são outros, mas ainda há desafios. O fato é que há mulheres neste cenário atual de tantas conquistas, ainda enfrentando violência e morrendo por desejarem apenas existir com suas ideias próprias.

A intenção deste texto é colocar luz sobre o homem compositor que se coloca como alter ego, ou seja, aquele autor que procura em sua canção ser "a voz", o sentimento da mulher e quando a intérprete da canção é a mulher. Qual o impacto disto?

Falar de relações amorosas é ter a certeza de entrar num terreno marcado por muita imprecisão, porque são motivações humanas. É além de um "certo e errado" que tanto se busca no que se lê e ouve. Numa conversa informal, ouvi de uma amiga falando de uma conhecida que se separou do marido - nos termos da conhecida -, muito machista, do tipo que escolhia suas roupas, muito ciumento. Num dado momento, o seu ciúme excessivo e as brigas começaram a incomodar e ela pediu a separação. Estão há cinco meses separados e ela está morrendo de saudades, querendo reatar o casamento. Isto acontece sim. Acontece muita coisa nesse mundão que é o íntimo de cada um...

O objetivo destes textos é falar com mulheres que de algum modo começam a perceber algo de errado em suas relações.

Quis trazer estas canções populares com a finalidade sugerir usar música para discutir sobre relacionamentos, como forma de talvez enriquecer os debates em escolas que trabalhem com educação sexual ou em grupos de mulheres ou homens (recentemente soube pela TV de um professor de geografia que criou um grupo de homens aqui no Centro do Rio de Janeiro - quem souber me conta mais), abrindo caminho para possíveis novos olhares. Talvez isso até já aconteça...

Parece que o que vira canção de sucesso e/ou aparece na novela, coloca a produção artística num lugar que dá base, que legitima certas condutas e ideias no entendimento das pessoas. Será?

Segue abaixo algumas letras suponho bem conhecidas do nosso cancioneiro (me refiro em especial, as interpretadas pela cantora Alcione) e os respectivos vídeos, sabendo da imensidão de outras canções que poderiam ser mencionadas. Estas letras trazem um discurso marcante... Mais do que falar quero ouvir de vocês outras canções (atuais), ideias e sentimentos. Será que esta proposta tem a ver?

O post ficou longo ia sugerir outros posts nem vou mais, rs. Comente, compartilhe.

Regina Bomfim


Minha estranha loucura
( Compositores: Michael Sullivan/ Paulo Massadas/ Mihail Plopschi)

Minha estranha loucura
É tentar te entender e não ser entendida
É ficar com você
Procurando fazer parte da tua vida
Minha estranha loucura
É tentar desculpar o que não tem desculpa
É fazer dos teus erros
Num motivo qualquer a razão da minha culpa
Minha estranha loucura
É correr pros teus braços quando acaba uma briga
Te dar sempre razão
E assumir o papel de culpado bandida
Ver você me humilhar
E eu num canto qualquer dependente total do teu jeito de ser
Minha estranha loucura
É tentar descobrir que o melhor é você
Eu acho que já paguei o preço por te amar demais
Enquanto pra você foi tanto fez ou tanto faz
Magoando pouco a pouco me perdendo sem saber
E quando eu for embora o que será que vai fazer
Vai sentir falta de mim
Sentir falta de mim
Vai tentar se esconder coração vai doer
Sentir falta de mim



Garoto Maroto
(Compositores: Marcos Cezar de Oliveira Paiva/ José Franco Lattari)

Você faz de conta
Que quer meu perdão
Mas depois apronta
No meu coração
Desarruma tudo
Fazendo arruaça
Me põe quase louca
De tanta pirraça
Com os carinhos
Que dá sem favor
Tira meu escudo
Me põe indefesa
Me deixa acesa
Com água na boca
Carente de amor
Garoto Maroto
Travesso no jeito de amar
Faz de mim
Seu pequeno brinquedo
Querendo brincar
Garoto!
Vem amor!
Vem mostrar o caminho
Da doce ilusão
Só você pode ser
A criança
Garoto Maroto
Travesso no jeito de amar
Faz de mim
Seu pequeno brinquedo
Querendo brincar
Garoto!
Vem amor!
Vem mostrar o caminho
Da doce ilusão
Só você pode ser
A criança do meu coração
Garoto
Garoto Maroto
Travesso no jeito de amar
Faz de mim
Seu pequeno brinquedo
Querendo brincar
Garoto
Vem amor
Vem mostrar o caminho
Da doce ilusão
Só você pode ser
A criança do meu coração

 Esse cara
(Caetano Veloso)

Ah! Que esse cara tem me consumido
A mim e a tudo que eu quis
Com seus olhinhos infantis
Como os olhos de um bandido
Ele está na minha vida porque quer
Eu estou pra o que der e vier
Ele chega ao anoitecer
Quando vem a madrugada ele some
Ele é quem quer
Ele é o homem
Eu sou apenas uma mulher







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento de to

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado

ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE!

  ERRAR E HUMANO, PERSISTIR NO ERRO É BURRICE ! Errar é humano e não tem quantidade, tem o momento que a pessoa compreende algo. Um processo de aprendizagem pode ter várias camadas, até mesmo a camada do pensar ter entendido o que ainda de fato não entendeu. Uma experiência pode ter muitos aspectos que vão sendo revelados na sua execução e talvez leve um tempo para compreender e executar com excelência. Uma criança que aprende a andar experimenta sem a "pressão de ser vista como" incompetente.  "Quebrar a cara" quantas vezes for necessário é uma liberdade desde sempre em posse de cada um. E é um exercício se permitir a liberdade de experimentar. Um exercício. Isto também se aplica no desenvolvimento de competências emocionais. O perfeccionismo é diferente de dar o seu melhor. Dar o seu melhor é diferente de perseguir de modo obsessivo o "controle pleno" da situação. Quase sempre a resposta a isso é frustração e desgaste. Sempre vai ter alguém pra botar def