Pular para o conteúdo principal

ESCREVER: ENTENDER E EDUCAR O SENTIR




ESCREVER: ENTENDER E EDUCAR O SENTIR



SAÚDE = CRIATIVIDADE + PRODUTIVIDADE + AUTOCONFIANÇA


Esta pequena equação acima também representa uma POSSIBILIDADE de compreensão dos ganhos possíveis no ato de investir na saúde mental entendida como elemento interligado à saúde física, uma ampliação de possibilidades de crescimento que costuma ser definida como Saúde Integral.




Escrever é o fio condutor de todos os esforços do blog que visam ampliar o contato do indivíduo com o sentido da vida, o propósito da existência de cada um. É a escrita como uma das possibilidades de acesso ao sentir como prevenção e manutenção da saúde integral.

Observar a manifestação do sentir como busca de equilíbrio e maior entendimento de si mesmo para melhor qualidade de vida, não significa ser perfeito, saber 100% tudo sobre si mesmo, mas ter um pouco mais de conhecimento sobre seus limites e suas possibilidades reais. Um processo em permanente transformação.

Escrever pode ser terapêutico. Uma alternativa vintage (rs) é recordar o uso do diário. Acho ser ainda possível encontrar os de chave, abrir uma nota no celular ou computador com senha, folhas soltas que podem ser rasgadas depois (eu uso) após a compreensão/reequilíbrio das emoções. São caminhos e o que mais você inventar.

Caso se sinta em condições e considere o método proposto satisfatório, não há necessidade de contar a ninguém sobre o que vive, se assim desejar. Este momento pode
ser um tempo especial para estar consigo mesmo, uma forma de autocuidado tão valiosa, quanto cuidar da alimentação, fazer atividade física e o check up anual.

Há pessoas que precisam contar para alguém o que vivem de modo a confrontar suas conclusões sobre o assunto para ver o que um amigo ou familiar de confiança acha. Algumas vezes, quem assim age, até já decidiu o que fazer, mas se sente seguro em tirar  "esta prova dos nove". Há casos também em que a resposta da pessoa de confiança parece ser a melhor decisão a ser tomada. É o modo como a pessoa se sente mais à vontade.

Ao comprovar que escrever não foi útil e não está sendo possível prosseguir em suas buscas interiores, procure ajuda profissional. Pode ser um caminho. Guardadas as diferenças de procedimento, é como procurar qualquer profissional de saúde. Ainda é muito mais natural procurar qualquer profissional de saúde ao constatar que algo no corpo precisa de cuidado. São distorções ainda presentes. 

Quando a OMS traz a informação alarmante de que a depressão será a doença mais incapacitante do mundo até 2020 mostra que estas questões precisam continuar sendo tratadas, pois estamos diante de um problema de saúde pública de proporções bastante significativas. Tal problema afeta todas as camadas sociais. Como ainda é terreno imerso em visões distorcidas e pouca informação, trazemos também uma lista de locais de Atendimento Psicológico Social.

O corpo e a alma dão sinais cada vez mais crescentes quando precisam de atenção. Escrever é uma das possibilidades de aprender a distinguir estes sinais.

Cuide-se. Se precisar de ajuda, procure.

Regina Bomfim

Comente, curta, compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUARDA COMPARTILHADA

Terapeutas Comunitários, psicólogos e outros que trabalham no Tribunal de Justiça e/ou outro órgão Jurídico . . . Foi aprovado O projeto de Lei da Guarda Compartilhada. O motivo desta informação vir por aqui, é porque também trabalhamos com família e se faz importante que profissionais, assistentes sociais, advogados, PAIS E MÃES, tenham consciência do que representa esta lei e sobretudo, a importância da CONVIVÊNCIA dos filhos com ambos os Pais. Neste link http://fotojornalismo.fot.br/arquivo/details.php?image_id=2014&sessionid=e99a880ac6d8b09e41e0d77fc44a3b87 é possível baixar uma cartilha sobre o assunto. Para discussão detalhada sobre o assunto, sugiro as seguintes associações no Brasil: PAIS PARA SEMPRE: http://paisparasemprebrasil.org/ http://pais-para-sempre.blogspot.com/ PAI LEGAL http://www.pailegal.net Associação Pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos: http://www.participais.com.br/ Associação de pais e Mães Separado...

UM DIA..

  QUE UM DIA... A vida que se apoia no futuro, nos ideiais, tira muito do alvo que é viver no presente. Nossa! Falar em viver o presente é quase como sair numa missão pelo mundo, tipo todos esses filmes fantásticos, em busca de um objeto valioso... Tanto se fala, pouco se sabe e experimenta. Mas a vida segue nos seus dias que ensinam para os atentos e desatentos (que somos). Cada vez mais creio que a maturidade é um estado de atenção capaz de permitir que cada um desfrute de sua existência de modo cada vez mais intuitivo, simples, leve, natural. E nesta trilha que seja possível um dia se divertir com o fato de ser alguém único. Quando ouço o canto dos pássaros, o barulho do vento balançando as folhas das árvores e tantas cores que chegam aos meus olhos, penso que os sons e imagens que vejo e ouço, falam da diversidade, da singularidade como uma Lei da Natureza... No caminhar da Humanidade parece ter sido uma das leis mais desrespeitadas, o que acaba por produzir muito sofrimento d...

PONTO FINAL?