Pular para o conteúdo principal

ABUSO DE PODER NAS RELAÇÕES

ABUSO DE PODER NAS RELAÇÕES

Usar o amor,  o sentimento de valor pessoal de alguém como modo de disciplinar um ser em construção ou  para produzir qualquer outro tipo de comportamento desejado numa relação adulta, é "jogar a carta mais alta no jogo das relações humanas" (que não deve ser um jogo, na verdade). O amor precisa ser guiado por condições?

 Disciplinar pelo que precisa ser disciplinado e não usar o amor (perder ou ganhar amor) como ameaça pois quase sempre causa confusão e sofrimento no ser objeto desta ameaça,  principalmente se é uma alma em desenvolvimento.  É abuso de poder que pode causar danos emocionais tanto quanto a violência física. Falar de abuso de poder não se refere apenas a situações hierárquicas, mas alguém indo além do que pede uma relação.

Isto é um acontecimento comum nas famílias e aparentemente  se mostra  como um modo rápido de obter um comportamento desejado. Reproduzir tal atitude ainda é bem natural, pois em geral o indivíduo foi educado desta forma.

É importante ressaltar que há almas mais vigorosas, mesmo em tenra idade que não se afetam por esta situação,  mas há outras mais sensíveis (nem por isso fracas nem incompetentes, apenas diferentes e igualmente lindas) capazes de se abalarem a ponto de acabar vivendo relações tóxicas na vida adulta ou se tornando também uma pessoa tóxica em seu meio se foi exposta com frequência a este tipo de relacionamento.

Somos humanos, erramos,  muitas vezes querendo acertar e reproduzimos modelos que nem sempre se ajustam à situação vivida no presente.Este texto acabou surgindo quando fazia as correções do post anterior, no momento que convidava  o leitor a sair do conceito moralista de bem ou mal, certo ou errado no contato com seus apelos internos.

Mesmo que uma pessoa tenha sido exposta a este tipo de situação e guarde marcas que interferem de modo negativo na sua vida atual, é possível  redefinir seus rumos caso assim deseje. Ninguém está condenado a uma vida infeliz por uma coisa ruim no passado. Cuide-se. Se precisar de ajuda, procure.

Regina Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS RESOLVIDOS

Pode entrar e explorar à vontade!

A PRINCESA DA ÁGUA DA VIDA: UMA HISTÓRIA DA TRADIÇÃO SUFI

Homenageando todas as culturas de transmissão oral de conhecimento, que possamos desenvolver nossa imaginação, reencenando dentro de nós aqueles tempos longíquos ao redor da fogueira sob o céu estrelado ouvindo histórias. O encanto de ler ou ouvir uma história, suponho que atravessa todas as culturas. Para todos nós Príncipes e Princesas da Água da Vida que possamos não nos impressionar com as calamidades que nos acontecem e seguirmos os caminhos que nos competem. O blog PSICOLOGIA EM FOCO deseja um Natal de muita Paz e um 2017 que sejamos vigorosos e incansáveis frente ao que o novo ano nos traz e assim colhermos as alegrias do caminhho que certamente nos estão reservadas! Espero que gostem...

ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES

  Por Paulo Freire Fonte: FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra, 1996.   S e há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade dev ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade  docente, mas algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muito...